A quantidade de poses que um fotógrafo pode criar são inúmeras, mas dentre todas elas existe uma peça fundamental: a coluna. O fotógrafo deve saber conduzir o modelo a posar com uma coluna correta, isso irá significar toda a construção da imagem.
Para isso é fundamental que o fotógrafo estude e conheça a espinha dorsal para saber como a pose pode ser afetada. Existem três seções da coluna que são importantes para os fotógrafos: coluna cervical. torácica e lombar. A coluna torácica é a principal culpada pela má postura e corrigi-la pode ajudar a obter poses mais atraentes.
Erga a parte de trás da cabeça:
Peça para o modelo erguer a parte de trás da cabeça o máximo que conseguir, fique atento ao queixo, geralmente quando esta técnica é aplicada, é muito comum que o queixo mova junto, modificando a posição do rosto, além disso, a coluna cervical estará se alongando.
Inspire para esticar o corpo
A inspiração é uma das técnicas usadas para alongar o corpo do modelo e ajudar o fotógrafo na hora de captar aquele ar de confiança. A dica é não esperar o modelo atingir o ápice da inspiração para clicar, mantenha-se na zona de conforto do modelo, caso contrário a técnica não dará o mesmo efeito.
Mexendo os ombros e expandindo o peito
Para enfatizar a cabeça e fazer com que o modelo pareça ainda mais confiante e forte, aplique a seguinte técnica: peça para ele mover os ombros em direção ao chão e para trás, isso fará com que o peito se abra e torne o rosto mais evidente, deixando de competir a atenção com os ombros.
Para conferir mais dicas de como criar e dirigir poses conheça o livro Poses Perfeitas, de Roberto Valenzuela. Você pode adquiri-lo na loja da iPhoto Store.