Tendência

A história por trás da foto “touché” em Dilma

A foto da ex-presidente Dilma Rousseff, que aparentemente, está transpassada por uma espada, também conhecida como “touché em Dilma”, foi feita em 2011 pelo fotógrafo Wilton de Sousa Júnior. A imagem rendeu ao fotógrafo o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, seu primeiro prêmio internacional na carreira, e também o Prêmio Esso, o mais importante do fotojornalismo no Brasil. Bem-vindo a mais uma história por trás da foto.

foto "touché" em Dilma Rousseff - espada atravessada na ex-presidente
Foto: Wilton de Sousa Júnior

O registro foi feito durante a cerimônia de entrega de espadins a 441 cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras, na cidade de Resende, no Rio de Janeiro. Naquela semana, Dilma tinha perdido o quinto ministro do seu governo, em menos de oito meses, quatro deles acusados de corrupção, além de haver um conflito entre o PT, partido da Presidente, e o PMDB, partido do Vice-Presidente Michel Temer. “A presidente passava por um momento muito difícil. Eu buscava uma foto que pudesse sintetizar esse momento”, explicou Wilton Júnior à Agência Efe.

O fotógrafo Wilton Júnior também fez uma foto mais tradicional em que Dilma aparece em revista caminhando em frente aos cadetes

Inicialmente ele pensou em fazer a foto antes da cerimônia, mas não deu certo. Mas quando a cerimônia começou, Wilton se deparou com a oportunidade perfeita. “Quando a Presidente Dilma Rousseff passou em revista a tropa, um oficial que a acompanhava executou o movimento de apresentar armas, fiz a sequência das fotos. Quando eu pensei na foto e a executei, tinha a certeza de que seria uma foto para ficar na história, mas não tinha a certeza de que seria uma foto premiada. Até porque tem muitas outras fotos muito marcantes, que chamam atenção”, disse o fotógrafo em entrevista ao site Casa dos Focas.

Wilton fez no total uma sequência de cinco fotos. E foi no terceiro clique que ele conseguiu captar a perspectiva e o alinhamento perfeito com uma leve inclinação a frente de Dilma e a espada na posição correta ao fundo. Veja a sequência completa abaixo:

foto "touché" em Dilma Rousseff - espada atravessada na ex-presidente
Fotos: Wilton de Sousa Júnior

Como você pode observar, todas as fotos foram feitas de maneira vertical (retrato), mas o Estado de S. Paulo e a revista Veja, que publicaram a foto, fizeram um corte na imagem e mudaram o enquadramento para horizontal e com mais proximidade para ressaltar a expressão de Dilma.

foto "touché" em Dilma Rousseff - espada atravessada na ex-presidente
Foto: Wilton de Sousa Júnior
O fotógrafo Wilton de Sousa Júnior

Gostou da história da foto “touché” em Dilma? Então, acesse esse link e conheça a história por trás de outras imagens famosas e que se tornaram icônicas como a de Che Guevarra, dos Beatles atravessando a rua, da abutre e da menina sudanesa, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *