Existem centenas de fotos de Marilyn Monroe, uma das estrelas mais icônicas de Hollywood, mas a foto mais famosa de todas com seu vestido voando foi tirada em 15 de setembro de 1954 pelo fotógrafo Sam Shaw no set do filme Seven Year Itch.
Uma jovem loira de vestido branco em pé sobre uma grade de ventilação no metrô de Nova York, o ar empurrando o vestido – e o fotógrafo tira a foto. E assim, o fotógrafo Sam Shaw ficou mais conhecido e tornou Marilyn Monroe ainda mais famosa. A imagem foi reimpressa milhões de vezes, tornando-se uma das mais conhecidas do mundo. Conheça abaixo a história completa por trás dessa foto memorável.
No início dos anos 1950, Sam Shaw trabalhava na indústria cinematográfica como fotógrafo de stills. Enquanto no set do filme biográfico Viva Zapata! em 1951, ele conheceu Marilyn Monroe, que na época era uma atriz em dificuldades, contratada pelos estúdios da 20th Century Fox. Shaw não podia dirigir e Monroe, então namorada do diretor do filme Elia Kazan, foi convidado a dar-lhe uma carona para o set de filmagem todos os dias.
Shaw e Marilyn Monroe desenvolveram uma amizade próxima. Logo ele começou a fotografá-la em retratos informais que capturavam sua personalidade brincalhona. Shaw disse: “Eu só quero mostrar essa mulher fascinante, com a guarda baixa, no trabalho, à vontade fora do palco, durante os momentos alegres de sua vida e como ela costumava estar – sozinha.”
Em 1954, quando Marilyn Monroe foi escolhida para o papel principal na comédia de Billy Wilder, The Seven Year Itch, ela estava a caminho de se tornar uma grande estrela. Ela tinha 28 anos e havia desempenhado papéis principais em filmes como Gentlemen Prefer Blondes e How to Marry a Millionaire (ambos lançados em 1953). Ela havia se casado com seu segundo marido, o astro do beisebol Joe DiMaggio, em janeiro daquele ano.
Em The Seven Year Itch, Marilyn Monroe interpretou a vizinha glamourosa por quem o executivo editorial de meia-idade Richard Sherman, interpretado por Tom Ewell, se apaixona. Em um ponto do roteiro, Monroe e Ewell passeiam por uma rua de Nova York e caminham sobre uma grade de metrô.
Ao ler o diálogo para esta cena, Shaw viu a oportunidade de usar uma ideia que teve vários anos antes. Ele estava visitando o parque de diversões em Coney Island quando viu mulheres saindo de um passeio e tendo suas saias levantadas por uma rajada de ar vinda do subsolo. Ele sugeriu ao produtor Charles Feldman que essa cena poderia fornecer uma imagem de pôster para o filme, com uma rajada de ar da grade soprando o vestido de Marilyn Monroe no ar.
A cena do filme foi originalmente filmada do lado de fora do Trans-Lux Theatre na Lexington Avenue, por volta das 2 da manhã. Apesar do momento das filmagens, uma multidão se reuniu para assistir. Marilyn Monroe estava usando um vestido branco plissado. Uma máquina de vento debaixo da grade fez o vestido subir acima de sua cintura, revelando suas pernas. À medida que a cena era refeita, a multidão se tornava cada vez mais barulhenta.
Depois que as filmagens terminaram, Shaw providenciou para que o momento fosse recriado em um photocall para a imprensa. Fotógrafos, incluindo Elliott Erwitt, da Magnum, ficaram ao redor dela enquanto o vestido era novamente soprado para cima. Shaw, tendo organizado o evento, garantiu a melhor posição para fotografá-la. Enquanto Marilyn Monroe posava com seu vestido voando alto, ela se virou para ele e disse: ‘Ei, Sam Spade!’ Ele apertou o obturador de sua Rolleiflex.
A foto de Shaw, com Marilyn Monroe olhando provocativamente para sua câmera, é a melhor das imagens daquela sessão. As fotos tiradas naquela noite foram publicadas no dia seguinte em jornais e revistas de todo o mundo. Eles não apenas trouxeram grande publicidade para o filme, mas também consolidaram a imagem de Marilyn Monroe como um dos símbolos sexuais da época.
No entanto, um dos espectadores da filmagem foi Joe DiMaggio, e a visão de uma multidão de homens olhando e assobiando para sua esposa o deixou com muita raiva. Ele saiu do set, irritado, dizendo: ‘Já estou farto!’ O incidente levou diretamente ao divórcio do casal em outubro de 1954, após apenas nove meses de casamento.
Ironicamente, as filmagens feitas naquela noite não puderam ser usadas porque havia muito barulho no set. A cena foi posteriormente refeita em um estúdio fechado em Los Angeles, com Shaw como o único fotógrafo presente.
A cena se tornou uma das mais famosas da história do cinema e da fotografia. Sua importância foi demonstrada em 2011, quando o vestido branco original usado por Marilyn Monroe foi vendido em leilão por US$ 4,6 milhões.
Shaw e Marilyn Monroe muitas vezes trabalharam juntos nos anos seguintes e permaneceram amigos íntimos até que ela morreu aos 36 anos, em agosto de 1962. Como sinal de respeito, ele se recusou a publicar qualquer uma de suas fotografias de Marilyn Monroe por dez anos após a morte dela.
Fontes: Amateur Photographer, DW e Vintag