Tendência

A história por trás da foto “Campeones del Mundo”, a imagem mais curtida de todos os tempos

O fotógrafo Shaun Botterill, da Getty Images, capturou no dia 18 de dezembro de 2022, Lionel Messi sendo carregado nos ombros após a Argentina conquistar a Copa do Mundo no Catar. A imagem mostra Messi transbordando de alegria ao levantar o troféu, que é o maior prêmio da vida de um atleta de futebol. A foto foi postada pelo jogador no seu perfil no Instagram e se tornou a imagem mais curtida na história do Instagram com mais de 75 milhões de likes. Mas como ela foi feita?

Shaun contou em entrevista a CNN a estratégia dos fotógrafos para tentar conseguir uma foto impactante de um dos momentos mais importantes da Copa do Mundo. Segundo ele, os fotógrafos que estavam cobrindo a final pela Getty Images combinaram de um ficar na frente dos painéis publicitários da arquibancada principal, onde estavam concentrados a maioria dos torcedores argentinos no Estádio Lusail. Provavelmente, os jogadores iriam naquela direção para comemorar o título. E não deu outra e Shaun estava lá a espera o momento perfeito.

Depois do fim do jogo, Messi recebeu oficialmente o troféu de campeão mundial, comemorou com seus companheiros de seleção no palco da cerimônia de premiação e depois ficou um tempo com a família (mulher e filhos). Somente após isso, o craque argentino foi em direção dos torcedores.

“Não tínhamos ideia do que iria acontecer no final. Você pode planejar o levantamento do troféu, mas não pode planejar a movimentação dos jogadores e não sabe o quão caótico será. Eu estava bem perto dele, provavelmente estou a uns dois metros de distância no máximo”, disse Shaun.

Mas quando Messi foi em direção aos torcedores, centenas de fotógrafos se moveram rapidamente onde Shaun estava e um grande aglomero de profissionais se formou. “Quase fiquei preso no meio de tantos fotógrafos, mas acabei no lugar certo. Acho que se a maioria de nós [fotógrafos] for honesto, você sempre precisa de um pouco de sorte e eu tive um pouco no domingo à noite”, contou Shaun.

“Messi estava lá e não se mexeu muito, às vezes você é empurrado, e ele estava fazendo todas as poses segurando o troféu com uma mão e duas mãos. É uma sensação estranha, um pouco surreal, você diz: ‘Puta merda’, ele está bem ali onde você quer que ele esteja e isso não acontece com frequência”, explicou Shaun, que não perdeu a oportunidade de fazer o registro histórico naquela fração de segundo.

Imediatamente após o clique, Shaun conectou sua câmera num cabo de rede para transmissão remota e enviou a foto para seus editores. Por acaso, o filho de Shaun estava trabalhando na mesa de edição da Getty Images naquele momento. “Meu filho mais velho me mandou uma mensagem e disse: ‘Eu editei sua foto, pai, é uma foto muito bonita’”, lembrou o fotógrafo.

No dia seguinte à final da Copa do Mundo, Messi fez uma postagem em seu perfil no Instagram com a foto de Shaun e rapidamente a imagem se tornou a foto mais curtida da história do Instagram com mais de 75 milhões de likes até o momento. Mas o fotógrafo britânico admite que o corte vertical que Messi usou no Instagram não era sua versão favorita da foto. Ele prefere o enquadramento e corte original da foto na horizontal (paisagem), que mostra uma visão mais ampla do contexto e comemoração em volta do capitão argentino. Veja abaixo:

O mais curioso é que Shaun Botterill, o fotógrafo da foto mais curtida na história do Instagram, não possui perfil no Instagram. “Isso é engraçado para mim porque não estou no Instagram, nem saberia como cortar uma foto do Instagram”, disse o fotógrafo.

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há mais 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente.

Artigos relacionados