A história por trás da foto “Almoço no topo de um arranha-céu”

Do jeito mais causal possível, os 11 homens estão almoçando tranquilamente durante a construção do edifício RCA, em Nova York, no ano de 1932. A fotografia “Lunch a top Skyscraper” (Almoço no topo de um arranha-céu, em tradução do inglês), que já tem mais de 80 anos e é uma das mais icônicas imagens da história da fotografia, e pode ser facilmente encontrada em salas de estar, restaurantes e os mais variados estabelecimentos por aí. Porém, não se sabe ao certo quem fez esta foto.

“Você vê esta foto uma vez e nunca mais a esquece”, diz a arquivista do Rockefeller Center Christine Roussel no vídeo da revista TIME.

Três fotógrafos estavam presentes no dia: Charles Ebbets, Thomas Kelley e William Leftwich. Apesar de muitos afirmarem que a foto é de Charles C. Ebbets, não há provas concretas, o que a faz ser hoje creditada oficialmente como “Autor desconhecido”. Porém, há uma certeza: a foto é de um dos três.

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Há várias outras imagens daquele dia, inclusive uma com os homens no mesmo local, mas olhando para a câmera e segurando os chapéus no alto. Totalmente tranquilos e alegres, sem sentir o risco que corriam ali. As fotos foram feitas usando uma câmera de grande formato com placas de vidro.

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Este é o tipo de imagem que não poderia ser fotografada nos dias de hoje. Não por limitações tecnológicas ou por qualquer técnica, mas por motivos de segurança: dificilmente você conseguiria fotografar trabalhadores sem equipamentos de segurança sentados em uma viga 69 andares acima do chão.

Lunch Atop A Skyscraper: The Story Behind The 1932 Photo | 100 Photos | TIME

A fotografia foi publicada pela primeira vez no jornal New York Herald Tribune, no dia 02 de outubro de 1932. Chamou muita atenção por mostraro quão alto era o edifício. Ao fundo da imagem inclusive é possível ver o Central Park, em Nova York. Muitas empresas resolveram comprar salas no edifício RCA graças a foto, que mostravam a grandiosidade da construção. Aliás, esta foto foi feita puramente para fins promocionais, de marketing, nem perto do que se tornou, um registro documental.

A foto no New York Herald Tribune
A foto no New York Herald Tribune
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