Lenise Pinheiro é uma fotógrafa, diretora e iluminadora brasileira; ela é conhecida por documentar produções dos mais expressivos diretores brasileiros como Antunes Filho, Gerald Thomas, Monique Gardenberg, José Celso Martinez Corrêa, Ulysses Cruz, Romero de Andrade e Lima, Bia Lessa, Georgette Fadel e Daniela Thomas.
Lenise de Melo Pinheiro nasceu em 1960, em São Paulo. Cursou Arquitetura e Rádio e Televisão, na Fundação Armando Álvares Penteado, e desde 1983 dedica-se inteiramente ao Teatro, na fotografia e na Iluminação, influenciada pelo ator e fotógrafo Fredi Kleemann.
A partir de 1988, realiza uma série de exposições individuais, fazendo com que seu nome ficasse marcado como a melhor fotógrafa do gênero na atualidade. Desde 1992 é a fotógrafa oficial de todas as edições do Festival de Teatro de Curitiba.
“Quando vou ao teatro e não é para fotografar, sinto que estou perdendo tempo. O meu tempo e o dos atores. Acho que estou fazendo com que eles desperdicem a cena, pois meu impulso é o de documentar”.
Concorreu ao Prêmio Shell 1996, na categoria Especial, por seus registros fotográficos em teatro, e à edição de 2007, pela iluminação de Inocência no Teatro dos Satyros. Além disso, faz still de cinema, capas de discos, gravações de novelas, programas e comerciais de televisão. Em 1998, começou a dedicar-se mais à carreira jornalística, publicando regularmente fotos no jornal Folha de S.Paulo e no UOL Entretenimento.
Em 2008, publicou o livro “10 Anos de Fotografia de Palco”, que reúne mais de 500 fotos divididas em seis capítulos: Camarim, Figurinos, Cenários, Ensaios Pessoais, Iluminação e Cenas. Além disso, a publicação apresenta textos traçando perfis de grande nomes do mundo do teatro como Antunes Filho, Daniela Thomas, Otávio Frias Filho, Ney Latorraca, Nelson de Sá e Zé Celso Martinez Corrêa.
Em 2009, uma exposição no Sesc Avenida Paulista celebrou seus 25 anos de carreira. Em 2017 ela lançou o livro “Teatro Oficina: Fotografias/Lenise Pinheiro”, editado pela Imprensa Oficial, que reúne em 472 páginas os seus registros entre 1991 e 2014 feitos no espaço da Rua Jaceguai.
Veja abaixo algumas de suas fotos: