A criação dos filtros do Instagram

O Instagram é conhecido como a plataforma mais utilizada para disseminar fotografias, sejam elas profissionais ou não. Junto com este aplicativo e o avanço das câmeras de celular, a fotografia tornou-se o hobby de muitas pessoas, o que gera uma grande discussão. O famoso termo “fotógrafos de Instagram” é perpetuado de forma ofensiva, um dos pontos fortes da discussão é a falta de tratamento das fotografias, que são publicadas com algum filtro do aplicativo. 

Diferente do que se pensa os filtros do Instagram não são apenas presets criados aleatoriamente para deixar a foto mais bonita, eles foram desenvolvidos por coloristas profissionais, como Edgar Moura conta no livro da Cor “Os próprios criadores do Instagram foram atrás dos melhores e mais conhecidos coloristas para criar os ‘filtros’ do Instagram”. Ao longo de sua criação o aplicativo recebeu inúmeras melhorias, dentre elas a criação de novos filtros.

Já os nomes de cada filtro é uma jogada de marketing. Os coloristas profissionais possuem uma carta, tipo um “menu” com os seus melhores trabalhos e criações, Moura explica que é comum que os diretores peçam sugestões “Tanto diretores como produtores, quando começam uma sessão de correção de cor, e até diretores de fotografia, pedem para os coloristas sugerirem looks”.  A mudança do nome de cada filtro é para torná-lo mais atraentes para o seu cliente.

Para saber mais sobre cor digital adquira o livro da Cor, de Edgar Moura, na loja online da iPhoto Editora.

Sair da versão mobile