A foto desfocada que supostamente mudaria o destino de Amelia Earhart
A aviadora Amelia Earhart ( 1897-1937) foi a primeira mulher a fazer um voo sozinha através do Oceano Atlântico, um marco na história da aviação. Além disso, estabeleceu diversos recordes, escreveu livros, além de ser uma grande defensora dos direitos das mulheres. Porém, seu destino final é incerto.
Em 1936, Earhart iniciou um voo de volta ao mundo, que seria o mais longo por traçar a rota equatorial. Mas em 2 de julho de 1937, quando se destinava as Ilhas Howland no Oceano Pacifico, o avião desapareceu. A maioria das investigações posteriores acreditam em duas possibilidades: a de que o avião caiu no mar por falta de combustível ou que pousou nas Ilhas Nikumaroro, com os pilotos gravemente feridos de acordo com transmissões de rádio recebidas na época. Agora uma foto traz nova movimentação sobre o caso, com a suposta sobrevivência de Amelia Earhart e seu segundo navegador, Fred Noonan.
A foto da década de 1930, encontrada nos cofres do Arquivo Nacional dos Estados Unidos, foi tirada nas Ilhas Marshall, que pertenciam ao Japão na época. A imagem supostamente foi feita por um espião americano e tem sido considerada como evidência para uma nova teoria: de que a aviadora Amelia Earhart teria morrido no Japão, sob custódia dos japoneses.
“A foto foi divulgada pelo History Channel americano como prévia de um documentário que será exibido neste fim de semana. Se o objetivo era chamar a atenção e alavancar a audiência, parece ter funcionado”, explica a BBC.
Na imagem, há um grupo de pessoas em pé em um cais, no atol Jaluit, nas Ilhas Marshall. Amelia deveria ser a pessoa sentada de costas e Fred Noonan um homem de perfil na extrema esquerda. Além disso, acredita-se que no canto esquerdo, ao fundo, a mancha branca seria o avião de Earhart.
Pesquisadores tanto apoiam como refutam a teoria. Um especialista em reconhecimento facial afirma que a linha do cabelo do homem parado na parte esquerda da foto coincide com a de Noonan, enquanto as medidas do tronco e os cabelos curtos de uma pessoa sentada na doca combinam com Earhart, de acordo com a CNN.
Porém, uma reviravolta logo ocorreu nesses supostos achados. Um blogger japonês diz ter encontrado a mesma foto em um livro de fotos turísticas da data de 1935, o que deixa o History Channel numa saia justa.
“Vamos continuar investigando, obviamente que a exatidão é importante. Vamos seguir os fatos até onde eles levam”, afirma do investigador do History Channel Shawn Henry.
Será essa mais uma bem bolada teoria da conspiração? Um desejo de que o destino de Earhart fosse outro? Vamos acompanhar o desenrolar dessa história.