Espanhol vence concurso de retratos

O fotógrafo espanhol Jordi Ruiz Cirera foi o ganhador da edição 2012 do Taylor Wessing Photographic Portrait Prize, concurso de retratos com a maior premiação do mundo. O valor do prêmio é superior a 12 mil libras (cerca de R$ 40 mil).

A obra premiada do espanhol, intitulada Margarita Teichroeb, retrata uma mulher da colônia boliviana de Swift Current, fundada por menonitas, cujos fundamentos religiosos proíbem a fotografia dos seus membros. Essa imagem faz parte de um projeto ainda em andamento do fotógrafo, que documenta a vida dos menonitas.

O prêmio é organizado pela National Portrait Gallery, de Londres, desde 2005 e tem o objetivo de descobrir e apoiar os novos valores emergentes dentro do complexo e difícil subgênero do retrato fotográfico. Participaram desta edição 5.340 obras de 2.352 fotógrafos de todo o mundo.

Os outros finalistas foram a fotógrafa alemã Alma Haser e os ingleses Spencer Murphy e Jennifer Pattison. Suas obras integram a exposição das 60 selecionadas pelo júri que a National Portrait Gallery exibe até o dia 17 de fevereiro de 2013.

Artigos relacionados