Em SP: aprenda a fazer colorização manual de fotografias
A colorização manual é uma técnica tão antiga quanto a fotografia em si. Ela foi bastante empregada no século 19, principalmente nos estúdios da Europa. O professor Maurício Sapata oferece, no dia 20 de fevereiro, uma oficina para os interessados aprenderem a colorização manual de fotos. Será possível experimentar com diversos tipos de materiais que podem ser aplicados em uma imagem fotográfica.
A oficina é voltada para a experimentação dos possíveis materiais como lápis de cor, pastéis, aquarela e óleo, que podem ser utilizados na colorização manual e de como empregá-los. Serão no máximo 6 participantes, que receberão para colorizar uma coleção de 4 imagens antigas copiadas em papel fotográfico fibra de gelatina de prata para poderem praticar sem estragar a fotografia original, mas mantendo a manipulação do suporte similar.
Cada aluno receberá também um Kit Introdutório de colorização com doze lápis coloridos e um “solvente”. O Kit poderá ser levado para casa. A oficina ocorre na Casa Ranzini (R. Santa Luzia, 31, São Paulo/SP) das 10h às 17h, com uma hora para almoço. As inscrições podem ser feitas pelo site do Imagineiro (ao final da página no site há um formulário) e custam R$ 350: instrução + material incluso.