Direito de Imagem: o jornalismo cada vez mais limitado

Recente lei de “Direito de Resposta”, para mim, dará ensejo a um enxurrada de processos judiciais. A meu ver, é um cerceamento da liberdade de expressão aos veículos de comunicação do país. Ou seja, o jornalismo começa a ficar subjugado, diminuído, haja visto às ações que a mídia sofrerá das pessoas que estão sendo noticiadas.

freeimages
freeimages

Como versa sobre Direito de Imagem, é pertinente dar uma lida na referida LEI Nº 13.188, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2015, super recente. O ofendido pode ser tanto pessoa física quanto jurídica. Mas a lei não especifica / determina quais são as ofensas. Sendo assim, o sujeito ofendido é quem determinará o quanto se sentiu lesado. Isto é, direito subjetivo, pois depende do sujeito definir sobre a ofensa.

freeimages
freeimages

Novamente digo que tal lei tem “cara” de ser lei de ocasião, haja visto que o Código Civil já previa dispositivos que protegiam a boa fama, reputação, honra da pessoa ofendida.Tal lei sobrecarregará ainda mais o Judiciário. E ainda, a OAB está com uma ação para declarar inconstitucional o art. 10 da referida Lei, pois contraria a hierarquia dos magistrados.

banner-livro-newborn-fotografia

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Olá Marcelo,
    Eu sou fotógrafo de hotéis, resorts, interiores, imóveis e tenho 646 imagens minhas sendo usadas por http://www.oasiscollections.com, uma empresa dos EUA que comprou o portfólio (com inclusão das minhas fotos) de um antigo cliente meu aqui no Brasil que atuava no mesmo ramo de aluguel de casas de luxo por temporada. Eu já pedi a Oasis para retirar as fotos ou adquirir licenciamento para o uso das mesmas. Eles negaram as duas opções.
    Eu gostaria saber de você se meu caso (principalmente considerando o volume de imagens sendo comercialmente exploradas no site da Oasis) tem pernas para andar em direção a um processo e se você teria interesse em me prestar serviço para tal.