Ensaio imagina Coco Chanel nos dias atuais
Aspirante a fotógrafo de moda – em sua própria definição –, o soteropolitano Franklin Maimone Souza, 23, elegeu a estilista francesa Coco Chanel personagem de seu trabalho de conclusão do curso de publicidade e propaganda na Universidade Tiradentes, de Aracaju (SE).
Na verdade, a versão cinematográfica da criadora da marca chique Chanel. “Coco antes de Chanel – Reclassified é uma releitura visual do filme Coco antes de Chanel [2009] e coloca a personagem do longa-metragem em situações corriqueiras do século 21, com muito humor e reflexão”, explica o autor, que começou a fotografar em janeiro de 2013 e vive na capital sergipana há cinco anos.
“Acho que cada fotografia permite uma reflexão diferente sobre pontos que afetam a nossa sociedade, seja a ditadura da beleza, a igualdade dos sexos ou a forma como lidamos com relacionamentos hoje em dia, através de sites de relacionamento. E outros pontos relacionados à moda também, como o sacrifício físico pela beleza e o exagero nas produções, remetendo ao famoso ‘menos é mais’”, explica Franklin as entrelinhas do ensaio.
O baiano diz também que seu interesse pela personagem mostrada no filme foi motivado pelo caráter libertário da protagonista. “O crescimento identitário dela no filme é incrível, então não vi melhor opção do que criar a releitura a partir desta perspectiva: a interferência da moda e do comportamento na sociedade, tendo o seu ponto de vista como curso inspirador”, acrescenta o fotógrafo, que no próximo ano irá estudar na Panamericana Escola de Artes e Design, em São Paulo. Clique aqui para ver o ensaio completo.