Paparazzo brasileiro lança livro sobre a profissão
Caçadores de imagens de famosos, os paparazzi podem ir de uma tediosa campana de dias na frente da casa de algum astro a uma frenética perseguição hollywoodiana em questão de minutos. E todo tipo de encrenca pode ocorrer entre uma coisa e outra.
Essa é a rotina profissional do santista Max Lopes, 34, que há dez anos está na cola das celebridades na capital do cinema mundial. Responsável pelas primeiras fotos da gravidez de Angelina Jolie – e de diversos cliques de Brad Pitt, Michael Jackson, Britney Spears, e tantos outros famosos –, Max acaba de publicar um livro sobre a profissão.
Paparazzo: a vida de um fotógrafo de celebridades (iPhoto Editora, 146 págs., R$ 49,90) será lançado no sábado (13), às 17 horas, na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim (Av. Magalhães de Castro, 12000), em São Paulo.
“Vi que a curiosidade das pessoas sobre o meu trabalho era muito grande e ninguém entendia nada de como uma revista funciona e tal, mas foi muito difícil fazer o livro. Eu parei de trabalhar por quase quatro meses, foi um grande desafio”, conta o intrépido fotógrafo, que já foi em cana, já levou tabefes da Demi Moore e quase foi atropelado pela moto de Brad Pitt.
São essas histórias de bastidores que ele conta no livro, e mais uma série de coisas, como a sua versão para o sentimento ambíguo que os famosos nutrem pelos paparazzi: “As celebridades que precisam de mídia nos amam, as que não precisam, nos odeiam. Mas todos sabem que estamos trabalhando e tem muita gente envolvida que depende disso. O segredo é respeitar o espaço da celebridade para ser respeitado”, afirma.
Max está no Brasil para o lançamento do livro. Na ocasião, também estará o “publisher” da iPhoto, Altair Hoppe, que fugiu um pouco à tradição de sua editora de só publicar títulos técnicos e apostou num material que, ele acredita, irá agradar a todo mundo que gosta de fotografia. “Quem se interessa pelos bastidores dessa profissão e por fotografia, vai gostar de ler”, garante. Abaixo, assista a um vídeo sobre o lançamento: