Araquém lança ‘Veredas’, seu 48º livro
Araquém Alcântara é o fotógrafo brasileiro com mais livros publicados. Na última sexta (28), no novo espaço da Galeria de Babel, em São Paulo, lançou o seu 48° título, Veredas, e abriu uma exposição com quinze imagens do livro, que ficará em cartaz na Babel até 31 de janeiro. A curadoria é de Eder Chiodetto e a visitação é gratuita.
O “colecionador de mundos” Araquém Alcântara é um reconhecido retratista de paisagens humanas e naturais. E ambas estão presentes no novo trabalho do catarinense. Nos últimos dois anos, o fotógrafo empreendeu dez viagens – a última delas levou cerca de 20 dias e percorreu 9.200 quilômetros.
O itinerário incluiu lugares como a Serra das Confusões, Brotas de Macaúbas e Buriti Cristalino, na Bahia, Catimbau (PE) e Vão de Almas (GO). “Eu quis retratar o sertão como o palco de uma grande tragédia, tal como fez Guimarães Rosa. Também quis ir atrás das belezas esquecidas, a fim de reparti-las”, conta o fotógrafo, que está com quase 50 anos de carreira e fôlego para abraçar novos projetos. O próximo será o Livro do fogo e será mais um alerta do fotógrafo contra a acelerada destruição ambiental que empobrece o País.