“Black Faces” retrata a cultura afro em livro
Black Faces reúne dez anos do trabalho da fotógrafa carioca Marta Azevedo, que ao longo desse tempo reuniu fotografias de negros brasileiros e norte-americanos em retratos. Ela cresceu visitando familiares no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, participando de rodas de samba e terreiros de umbanda, frequentados por negros em sua maioria, e se apaixonou completamente pela cultura afro. “Queria retratar a beleza e as diferentes atitudes e estilos de vida dos negros, tão presentes em minha vida”, conta a fotógrafa.
As fotos em preto e branco contêm elementos ligados à cultura negra e africana, como palha, argila e miçangas: “Quando pensei em um projeto, o negro e a sua cultura tão rica vieram logo em primeiro lugar. O meu pai nasceu e foi criado no bairro carioca de Madureira, no pé do Morro da Serrinha. Passei minha infância e a adolescência indo a Madureira visitar meus parentes que ainda moravam lá. Cresci rodeada pelo samba, jongo e a umbanda. Tinha o desejo de mostrar o estilo de vida dessa etnia tão marcante”, explica Marta.
A série vai ser publicada em livro. O lançamento será no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio, dia 18 de setembro. Além das fotos, o livro trará uma série de depoimentos de famosos, como os atores Isis Valverde e Bruno Gagliasso, sobre o trabalho de Marta Azevedo. O projeto foi idealizado pelo fotógrafo Henrique Pontual e desenvolvido com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura.