Ensaio rápido e criativo com iphone
Não é sempre que um ensaio precisa sair de um longo processo mental nem estar respaldado por quilos de equipamento para resultar interessante. Às vezes, um pequeno dispositivo móvel e um olhar sagaz bastam para gerar boas imagens. João Araújo, fotógrafo de moda radicado em Vila Velha (ES), realizou um esses dias que preenche os requisitos.
“Eu normalmente não faço muito planejamento dos meus projetos”, explica o mineiro, que aproveitou um domingo na casa do pai, Simião Araújo, para pôr à prova a qualidade de captura do seu iPhone 5. “Tudo muito rápido, não demorei mais do que dez minutos, não tirei quase nada do lugar”, garante.
Seu Simião, de 86 anos, tem uma oficina de bugigangas e gosta de pedalar – anda em média dez quilômetros de bicicleta todos os dias. Foi ali que o fotógrafo resolveu realizar seu teste.
João se concentrou nos detalhes e nas texturas dos materiais encontrados. “Pelo iphone mesmo fiz umas publicações no meu Instagram, utilizando alguns filtros e, na sequência, acabei editando o material e publicando no ISSUU (local para publicação de livros e revistas digitais). Dei o nome de Scrap (fragmento), lembrando do tempo do Orkut, que tinha uma seção chamada My Scrapbook (que é um livro com páginas em branco onde podem ser livremente inseridos recortes de textos, imagens, fotos e outros itens relacionados a momentos importantes que se queira recordar futuramente)”, detalha.
Quando ao desempenho do aparelho, João aprovou: “Mesmo nas baixas-luzes teve um bom nível de cor e grão”, elogia. O trabalho completo pode ser visto aqui. Algumas fotos estão abaixo: