Sigma e a Tamron anunciam 7 lentes para montagem RF da Canon
Depois de anos com a exclusividade na fabricação de lentes para montagem RF, finalmente a Canon abriu para a Sigma e Tamron o direito de produzir objetivas para suas câmeras mirrorless.
Inicialmente, a Sigma anunciou seis lentes: a 18-50mm f/2.8 DC DN, a 10-18mm f/2.8 DC DN, a 16mm f /1.4 DC DN, 23mm f/1.4 DC DN, 30mm f/1.4 DC DN e 56mm f/1.4 DC DN. Já a Tamron lançou apenas uma lente para a montagem RF da Canon, a 11-20mm F/2.8 Di III-A RXD.
Mas atenção, as lentes são compatíveis apenas para câmeras Canon com sensor APS-C (Canon EOS R7, Canon EOS R10, Canon EOS R100, etc), e não para as Full-frame. Mesmo assim é uma ótima notícia para os usuários, pois aumenta as opções de escolha de marcas e, principalmente, preços.
A Sigma afirma que suas lentes para Canon RF Mount incluem um algoritmo de controle para a unidade de foco automático e otimização da velocidade de comunicação. “Além de realizar AF de alta velocidade, a lente também suporta AF-C (AF contínuo), correção de aberração na câmera e estabilização de imagem na câmera. A montagem é vedada com borracha para ser usada em uma variedade de ambientes”, diz Sigma.
O que é o APS-C?
O APS-C (Advanced Photo System type-C) é um formato de sensor de imagem que mede 22,2 x 14,8mm e é mais pequeno do que o sensor de uma câmera Full-Frame (36 x 24mm). Uma câmera APS-C não capta a largura total da imagem que a mesma objetiva produziria numa câmera Full-Frame. Existe um “fator de corte” de cerca de 1,6x, que tem o efeito de aumentar o zoom na cena, uma vez que a cena é muito maior no enquadramento. Isto significa que a utilização de uma objetiva de 200mm numa câmera APS-C proporciona um campo de visão equivalente a uma objetiva de 320mm numa câmera Full-Frame. Por outras palavras, a “distância focal efetiva” é 1,6x maior. Veja abaixo a diferença entre uma câmera com sensor APS-C e uma Full-frame.