Maior concurso de fotografia do mundo suspende vencedor para averiguar fraude
O Cewe Photo Award, o maior concurso de fotografia do mundo, com 509.612 inscrições, anunciou que suspendeu o vencedor da premiação após inúmeras acusações de que a foto ganhadora foi encenada. Segundo investigações iniciais, o fotógrafo Dikye Ariani não forneceu a organização do concurso informações precisas e confiáveis sobre como a foto foi capturada. Inicialmente, ele ganhou um prêmio de US$ 25.000, cerca de R$ 125 mil.
Após a divulgação do resultado, a imagem vencedora do fotógrafo indonésio Dikye Ariani, rapidamente, começou a ser alvo de várias denúncias de que era falsa e encenada. Com o tema o “Nosso Mundo é Lindo”, a imagem vencedora retrata uma mulher jogando cartas em um tradicional café indonésio, o “Warung Kopi”. Veja a imagem abaixo:
Segundo a descrição original da foto, agora removida do site da CEWE, afirmava: “A proprietária, a única mulher na cena, dá as boas-vindas aos homens da aldeia depois de um árduo dia de trabalho nos campos de arroz.” No entanto, ao contrário da narrativa de Ariani, a cena não foi capturada em um Warung Kopi, mas sim em um estúdio.
A denúncia de que a foto era encenada foi dada por Budi, dono do estúdio onde ocorreu o ensaio. Segundo ele, as fotos foram feitas para o lançamento da câmera Fujifilm X-T5 em Bogor, na Indonésia. “Atuo como mentor e idealizador que organiza a configuração, iluminação e figurinos do local. Um dos participantes do meu workshop foi Dikye Ariani, naquele dia, aparentemente fez a foto durante o ensaio e ganhou o concurso de fotografia CEWE”, disse Budi. Inclusive, uma imagem de bastidores mostra vários fotógrafos clicando a cena no dia do ensaio. Veja abaixo:
Após investigar relatos de diversos fotógrafos e veículos de comunicação, a CEWE tomou a decisão de suspender Dikye Ariani como vencedor do concurso de fotografia CEWE 2023. A suspensão não se limitou apenas à falsificação de informações e ao engano do júri e do público. De acordo com a CEWE, Ariani também não conseguiu comprovar a posse dos direitos de uso da fotografia.
Em uma declaração pública a CEWE Photo disse: “A fotografia selecionada pelo júri como vencedora geral, bem como vencedora da categoria ‘Pessoas’, não é uma fotografia autêntica, como afirmado pelo fotógrafo, mas foi criada em estúdio de forma encenada. Fomos informados disso por fotógrafos externos.”
Além das questões éticas, a CEWE aponta preocupações legais relacionadas aos direitos de uso da imagem. Ariani não respondeu satisfatoriamente a essas questões e não apresentou os documentos adequados que comprovassem sua titularidade dos direitos de uso.
A CEWE decidiu suspender o status da premiação até que a situação jurídica relativa à foto seja totalmente esclarecida. Enquanto isso, a foto não será mais exibida no site da CEWE ou em outras mídias da empresa. E isso pode representar uma grande mudança no resultado, inclusive para o brasileiro fotógrafo Clério Back, que venceu a categoria “Culinária e Alimentação”, que pode ter a chance de ser o vencedor no geral também.