A Canon está fabricando metalentes, a tecnologia que pode revolucionar a fotografia
Há cerca de dois anos estamos publicando aqui no iPhoto Channel artigos sobre as metalentes, a tecnologia que pode revolucionar a fotografia. Porém, até então a tecnologia era desenvolvida apenas por universidades e startups e nenhuma grande marca se mostrava entusiasmada em investir no novo sistema óptico. Porém, um veículo de imprensa japonês, o Mynavi News, acaba de revelar que a Canon está fabricando um protótipo de metalente e investindo pesado na tecnologia. E isso para representar uma mudança sem precedentes na fotografia nos próximos anos. Mas o que são metalentes?
As metalentes são superfícies planas e ultrafinas, que utilizam nanoestruturas para focar a luz. Elas foram projetadas para substituir a óptica de tamanho convencional por um método completamente diferente. Basicamente, elas reduzem a grande, complexo e pesada estrutura óptica tipicamente complicada de uma lente de câmera padrão e a comprimem em um sistema muito menor, que curva a luz usando nanopartículas e metassuperfícies em vez de óptica curva. Veja algumas imagens abaixo para entender essa revolucionária tecnologia:
Essa tecnologia é muito recente – foi apenas há dois anos que cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) conseguiram criar um protótipo de metalente capaz de ajustar o foco sem nenhuma peça móvel. A principal empresa a investir na tecnologia é a Metalenz, que está trabalhando diretamente na pesquisa e fabricação de metalentes e é talvez o maior nome nesse espaço. A startup encerrou sua rodada de financiamento em outubro passado, com um aporte adicional de US$ 30 milhões, destacando o interesse na tecnologia.
Mas agora, o veículo de imprensa japonês Mynavi News relata que a Canon demonstrou seu apoio à tecnologia de metalentes durante a Canon Expo 2023, uma exposição privada do Grupo Canon onde apresenta suas últimas tecnologias. Historicamente, uma grande porcentagem das inovações tecnológicas apresentadas nas Exposições da Canon acabam chegando ao mercado em um curto período de tempo – muitas vezes em apenas alguns anos.
Isso é o que torna a apresentação da metalente da Canon particularmente intrigante. A Canon é uma empresa gigante cujo interesse em qualquer segmento tecnológico tem o poder de mudá-lo dramaticamente. Não apenas a Canon possui um protótipo de metalente, conforme mostrado em fotos pelo Mynavi News, mas ele foi produzido usando o mais recente sistema de fabricação por nanoimpressão da empresa, anunciado no início deste mês.
A Canon não está apenas produzindo metalentes, mas está produzindo-as com hardware (equipamento) que também fabrica. Esse nível de investimento em uma tecnologia e o fato de ser apresentado na Canon Expo praticamente confirmam os planos da empresa de avançar nesse espaço com um investimento considerável. Com a Canon agora investindo com força, a tecnologia de metalentes – que ainda não se mostrou viável – pode começar a aparecer em diversos dispositivos nos próximos anos, principalmente em celulares e smartphones.