O maior sensor de câmera digital do mundo é equivalente a 266 iPhones
O maior sensor de câmera digital do mundo está em operação, com os últimos retoques no conjunto mecânico, estamos cada vez mais próximos dos primeiros testes de câmera. O sensor registra uma imagem de 3.200 megapixels. Agora são 3,2 bilhões de pixels individuais, para reiterar, bilhões. O iPhone 14 possui um sensor principal de 12 megapixels, que é insignificante em comparação, 12 milhões de pixels individuais. Então, para a mesma resolução, seriam necessários os sensores combinados de 266 iPhones.
O maior sensor do mundo vem naturalmente com a maior câmera do mundo. A lente da câmera mede 1,65 m de altura, que é mais alta do que a maioria dos carros sedãs familiares, e quando você inclui o espelho, adiciona 7,6 m adicionais. E embora não corra grande risco de ser atropelado em uma bolsa de kit, a câmera também tem a honra oficial de ter a maior tampa de lente do mundo.
Mas qual é o tamanho do sensor? O sensor da câmera tem 64 cm de largura no total. Isso é aproximadamente 18,3 vezes maior do que um sensor de câmera full-frame de 35 mm. O sensor usa 189 sensores CCD individuais, que são separados em 21 “jangadas”, são subunidades cada uma composta por sensores individuais de 16 megapixels, também existem várias balsas periféricas, que são usadas para medir a orientação e o foco.
Se você quiser ver essas imagens que este sensor pode produzir em resolução total, você pode estar sem sorte, pois uma ampliação de 100% exigiria 378 monitores 4K conectados. Na verdade, essa resolução é tão alta que você pode escolher uma bola de golfe a 25 quilômetros (15 milhas) de distância. Veja abaixo um pequeno vídeo, que mostra o gigantesco sensor e câmera:
O sensor e a câmera estão localizados no Observatório Vera Rubin, no Chile, e faz parte do projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST). A missão do projeto é catalogar 20 bilhões de galáxias nos próximos 10 anos, o que ajudará a aprofundar a compreensão dos cientistas sobre os mistérios em torno da matéria escura e a formação de galáxias. O observatório está situado nas profundezas da Cordilheira dos Andes, que graças à curvatura da Terra oferece ângulos ideais para capturar os céus e poluição luminosa mínima. [Via: Digital Camera World]