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5 maneiras de superar críticas negativas sobre sua fotografia

Nem tudo são flores na internet. Embora haja muitas oportunidades de mostrar seu trabalho fotográfico, a internet também é um lugar cruel e implacável, especialmente quando aparecem comentários e críticas negativas em cima da qualidade de suas fotos. Ninguém gosta de ser criticado, pois as críticas geralmente abalam nossa confiança e nos trazem dúvidas sobre nossa capacidade. Por isso, a fotógrafa Lucy Lumen compartilhou 5 maneiras para você superar um comentário maldoso num post ou um feedback negativo de um cliente insatisfeito numa direct (DM).

1. Detone ele com bondade: haja com a cabeça e não com o estômago

Isso soa como uma tática insana que você deve implementar na escola quando tudo o que você quer fazer é se vingar daquele garoto por intimidar você o ano todo. Entendo. Normalmente sou olho por olho; no entanto, isso nem sempre é o melhor quando feito online. Em vez disso, recomendo que você respire fundo antes de pegar o teclado e elaborar uma resposta que possa causar mais mal do que bem e chegar a isso de um ângulo diferente.

Há uma grande probabilidade de que essa pessoa tenha sido rude ou indelicada de leve a moderado, sarcástica ou simplesmente malvada. Então, por que não superar sua crueldade e responder de maneira educada e profissional? Isso imediatamente faz você se sentir como uma pessoa mais civilizada que é legal como um pepino, mesmo quando sob cerco, provavelmente não é o que o autor do comentário está esperando, e dá a eles pouco ou nenhum espaço para manter seu jogo malvado por mais tempo. Seja gentil, educado, aborde a preocupação deles e explique por que não há problema em que eles não gostem do seu trabalho. 

Descobri que isso tende a mudar as pessoas e as faz refletir sobre o quão rudes, irreverentes ou ofensivos podem ter sido. Isso os lembra de que você é, de fato, uma pessoa, e eles então retrocedem um pouco, mudam de tom ou são apenas mais agradáveis ​​no futuro, que é realmente o que todos nós queremos.

2. Bloquear e excluir

O oposto da estratégia anterior e por boas razões é bloquear e excluir. Às vezes, uma pessoa está tão cansada e amarga que nem mesmo uma colher de suas palavras mais gentis e açucaradas vai tirar um pingo de bondade delas. Nesses casos, digo duas palavras para você: Bloquear e Excluir. Eu fiz isso e continuarei fazendo pelo resto da minha longa carreira na Internet. Algumas pessoas não valem o seu tempo e está recebendo exatamente o que deseja. Tirando sua atenção de sua fotografia, escrita, trabalho, etc.

3. Coletando os Positivos

Foto de Cottonbro no Pexels

Guarde todos os comentários positivos que você recebeu por e-mail ou DMs em uma pasta e olhe para isso como uma forma de se lembrar de todos os elogios que você recebeu sobre seu trabalho. Como seres humanos, estamos literalmente programados para focar e insistir nos negativos. Não deixe que um comentário negativo substitua todos os seus clientes ou seguidores satisfeitos.

Não se preocupe muito com as coisas negativas, e saiba que sempre vai ter alguém que não gosta do que você faz, não quer te contratar e valorizar sua fotografia! Você não vai agradar tudo mundo. Ninguém consegue agradar todo mundo. Você não pode ser o melhor para todas as pessoas, e ser consciente disso será suficiente para te livrar do peso das críticas e seguir em frente de maneira mais tranquila.

4. Você pode melhorar com as críticas?

Então, por mais desagradáveis ​​que esses comentários negativos possam ser, às vezes, há um elemento de verdade na crítica, e isso pode ser muito difícil de admitir para si mesmo. Na minha experiência, eu realmente descobri que quando me vejo fervendo e reclamando, desejando realmente poder resolver isso com essa pessoa, é porque ela está certa. Isso, no entanto, não anula ou absolve alguém por ser rude, mas pode ser usado a seu favor. Não somos infalíveis e, às vezes, é necessário reconhecer os erros e perceber que as críticas são justas e pertinentes.

Sempre procuro aprender com os comentários negativos. Mesmo que eles não estejam sendo construtivos em suas críticas, isso não significa que você não possa extrair informações delas e usá-las a seu favor.

5. Seja resiliente

Vale ressaltar que quanto mais você cresce em popularidade através da criação de conteúdo fotográfico online, dominando o mercado de retratos, casamentos ou família em sua região, mais você estará exposto aos comentários negativos. É triste, mas é verdade. Então, vale a pena se perguntar honestamente se esse tipo de trabalho é para você. Você tem a resiliência de se levantar e se livrar dos comentários negativos, manter a cabeça erguida e não deixar que isso o afete? Espero que as dicas lhe ajudem.

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