10 fotógrafos famosos que você deveria conhecer
A fotografia de retratos é das áreas mais antigas da fotografia. E quase 200 anos após a criação da fotografia, os retratos ainda são uma formas mais populares e eficientes de eternizar pessoas. Ao longo da história, muitos fotógrafos se tornaram verdadeiras lendas na arte de retratar. Abaixo, fizemos uma lista com 10 fotógrafos famosos que você deveria conhecer se pretende ou está se especializando em retratos e precisa de referências inspiradoras:
1. Mário Testino
Mario Testino ganhou destaque nos anos 90, fotografando grandes nomes como Madonna e Kate Moss. Mas seu verdadeiro sucesso veio de sua sessão de fotos da princesa Diana. Esta sessão o definiu como um fotógrafo de retratos verdadeiramente famoso.
O estilo de retrato de Testino é claro e limpo, com um toque do antigo glamour de Hollywood. Seus tiros são estilizados e considerados, sem nada ao acaso. Mas suas imagens têm uma qualidade familiar. Os sujeitos parecem sempre à vontade, como se estivessem na companhia de amigos.
2. Martin Schoeller
Martin Schoeller é um fotógrafo alemão que aperfeiçoa seu ofício em Hollywood. Ao fotografar algumas das maiores estrelas da indústria cinematográfica, ele se tornou um dos fotógrafos mais conhecidos do mundo.
Schoeller tem um estilo distinto que o diferencia de outros fotógrafos de retratos. Ele é um fã do close-up extremo. Ele aumenta a intensidade com iluminação forte e cores brilhantes. E, no entanto, seus retratos mantêm um calor que é extraído de seus assuntos.
Ele adota duas abordagens diferentes. Um é mais minimalista, com nada além de luzes e um pano de fundo simples. E o outro é mais estilizado, com cenários e adereços luxuosos.
3. Arnold Newman
Arnold Newman é um fotógrafo americano famoso por seus “ retratos ambientais ”. Em vez de exercer seu ofício em um estúdio, ele levou sua fotografia de retrato para a natureza. Embora trabalhando no local, suas fotos de retratos ainda eram estilizadas e consideradas. Ele combinou uma sensação de liberdade com uma abordagem meticulosa.
Seus retratos foram impressos nas revistas Life, Fortune e Newsweek. Ele tem retratos de alguns dos mais importantes personagens do século 20. Estes incluem presidentes como Harry Truman e Ronald Reagan e artistas e músicos como Picasso e Stravinsky.
4. Peter Lindbergh
Com uma carreira longa e célebre, Peter Lindbergh tornou-se um dos fotógrafos de retratos mais respeitados da indústria da moda. Seu catálogo está repleto de todas as top models das últimas décadas.
Muitas vezes trabalhando em preto e branco, seus retratos são nítidos e dramáticos. As fotos são estilizadas, mas têm uma atmosfera de disrupção casual. Suas fotos muitas vezes parecem que ele as tirou durante o intervalo das filmagens. Sua abordagem descontraída traz a personalidade de seus assuntos.
5. Richard Avedon
Richard Avedon foi um fotógrafo de moda americano nascido e criado em Nova York. Seu catálogo exala classe e elegância. E seu trabalho como fotógrafo de retratos é inteligente e criativo, o que o diferencia de seus pares.
Seu trabalho abrange várias décadas do século 20. E ele tem retratos de muitas figuras notáveis das artes, moda e política. Eles incluem Marilyn Monroe, Bob Dylan e George HW Bush durante seu tempo como diretor da CIA.
Avedon estabeleceu o padrão para os futuros fotógrafos de retratos. A elegância e frieza de suas imagens influenciaram muitos fotógrafos que seguiram seus passos.
6. Herb Ritts
Herb Ritts definiu uma geração. Ele trabalhou com algumas das pessoas mais famosas do planeta ao longo dos anos 80 e 90. Mas chamá-lo de fotógrafo de celebridades seria um desserviço. Suas imagens são a definição de cool. E ele produziu algumas das imagens mais icônicas do período.
Seus retratos nítidos e elegantes o levaram a uma carreira como fotógrafo de moda. E com suas fotos de retratos, ele ajudou a estabelecer a era da supermodelo. Ele trabalhou com Cindy Crawford, Naomi Campbell e Claudia Schiffer.
7. Annie Leibovitz
Annie Leibovitz pode ser a fotógrafa de retratos mais famosa do mundo no momento. Nos últimos 50 anos, ela abriu caminho no gênero retrato. Seus retratos apareceram na capa da Vanity Fair, Rolling Stone e Vogue.
Annie Leibovitz fotografou quase todas as celebridades que você pode imaginar. A lista inclui presidentes do passado e do presente a estrelas do rock de status mítico. Mas, em vez de usar sua fama para aprimorar seus retratos, suas fotos adicionam grandeza aos assuntos de seus retratos.
Ela trabalha em estúdios e em locações. Mas o aspecto mais marcante de sua fotografia de retrato é sua composição. Os tiros são estruturados para um forte impacto. Mas seus temas sempre têm um ar de abertura.
8. Lee Jeffries
Talvez mais do que qualquer outro fotógrafo de retratos, Lee Jeffries aprecia o rosto humano. Seus retratos são estudos de personagens. Ele examina cada detalhe do rosto, não deixando nada invisível.
O estilo de Jeffries é intenso. Ele costuma usar close-ups extremos com um foco nítido. E a iluminação é usada para intensificar as linhas dos rostos. Cada retrato é um soco de personalidade. Eles são quase intimidantes!
9. Steve McCurry
Steve McCurry é um dos fotojornalistas mais renomados. Ele documenta conflitos e dificuldades em todo o mundo. Seu trabalho de retrato desempenha um papel importante em seu jornalismo, trazendo profundidade e alma à sua reportagem de guerra.
Seus súditos são as pessoas que ele encontra em suas viagens. Eles são os aflitos e os em conflito, os protagonistas e as vítimas. McCurry acrescenta humanidade a conflitos que podem parecer abstratos aos leitores de jornais.
McCurry tem um olho para uma imagem poderosa. Ele escolhe seus assuntos com precisão e os fotografa com compaixão. Suas imagens são alguns dos retratos mais reconhecidos e se destacam em uma era de mídia de massa.
10. Irving Penn
Irving Penn foi um dos grandes fotógrafos do século XX, conhecido por suas imagens cativantes. Embora tenha sido celebrado como um dos melhores fotógrafos da revista Vogue por mais de sessenta anos, Penn era um homem intensamente reservado que evitava os holofotes e perseguia seu trabalho com dedicação silenciosa e implacável. Numa época em que a fotografia era entendida primordialmente como meio de comunicação, ele a abordou com um olhar de artista e ampliou o potencial criativo do meio, tanto em seu trabalho profissional quanto pessoal.
Irving Penn começou sua carreira como fotógrafo em meados da década de 1940. Três anos mais tarde passou a fazer trabalhos para a revista “Vogue“, onde trabalhou por muitas décadas. Fotografou inúmeros artistas como Truman Capote, Pablo Picasso, Kate Moss e Gisele Bündchen.
Em 2008 as fotos das modelos Gisele Bündchen e Kate Moss feitas por ele foram colocadas em leilão pelo colecionador alemão Gert Elfering. A foto de Gisele foi comprada por 193 mil dólares. Em 7 de outubro de 2009 Irving Penn morreu em sua casa em Nova Iorque aos 92 anos.
Leia também: 8 melhores fotógrafos de retratos do mundo