Luz Escura: A arte dos fotógrafos cegos
A arte irá além da visão. Se a beleza está no olho do espectador, o que acontece com um fotógrafo que não pode ver? Enquanto o conceito de um fotógrafo cego parece pouco realista, este documentário está focado na fotografia e cegueira por várias razões, incluindo o feito de criar uma imagem de uma pessoa cega para ser apreciada por aqueles que podem ver.
Inspirador e comovente o documentário Luz Escura, a arte dos fotógrafos cegos (Dark Light: The Art Of Blind Photographers), produzido pela HBO, mostra a história e o trabalho de três fotógrafos cegos: Peter Eckert, Henry Butler e Bruce Hall. Através de depoimentos, os artistas explicam como conseguem captar as imagens com criatividade e sensibilidade, permitindo que o trabalho deles seja apreciado por pessoas que podem ver.
O documentário possui duração de 35 minutos e o diretor Neil Leifer explorou como os fotógrafos cegos podem enquadrar, como podem definir a iluminação e as cores. E embora, os olhos são importantes para se fazer uma foto, no documentário você perceberá que existem outros fatores fundamentais para captar as imagens, como cheiros, movimentos, vultos. Assista abaixo o documentário:
Leia também: Exemplo de superação: cego e fotógrafo profissional há 13 anos
Ajude o iPhoto Channel
Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp e grupos de fotógrafos). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.