Ensaio: “Brave”, por Caesar Lima
Fotógrafo de publicidade sabe que não pode dormir no ponto. É preciso marcar presença, manter o contato bem aceso na agenda dos editores e diretores de arte e tentar ainda garimpar alguns clientes a mais. Nada melhor para isso do que oferecendo alguma novidade relevante.
É o que faz Caesar Lima, paulistano que há quase 30 anos vive em Los Angeles (EUA) e lá construiu uma premiada trajetória como fotógrafo de publicidade e moda. Para se manter sempre afiado e fazer o seu “comercial”, todo mês ele reúne a equipe e desenvolve um ensaio conceitual para acrescentar ao portfolio, divulgar nas mídias sociais e submeter a concursos fotográficos.
“É como um laboratório, onde a gente experimenta novas ideais, maquiadoras, modelos e equipamentos novos”, explica Caesar, que recentemente produziu o trabalho aqui mostrado, o ensaio de beleza intitulado Are you Brave?, inspirado na cultura indígena norte-americana. A modelo contratada, inclusive, tem sangue “pele-vermelha”.
Caesar utilizou uma câmera médio formato da Hasselblad (H5D), lente de 100 milímetros f/2.2, um flash Broncolor Scoro E 1600 e refletor Para 88. “A H5D produz um arquivo de 50 megapixels, o qual capta todos os detalhes. O refletor Para 88 da Broncolor foi escolhido pelo reflexo que cria nos olhos das modelos, muito legal”, explica o fotógrafo.
Segundo o paulistano, esse tipo de ação é fundamental para captar novos clientes. “Esses ensaios geram entrevistas, repercutem em portais e blogs do mercado e geram muita atenção ao meu trabalho. O que a gente chama de personal work é muito importante, não só como laboratório, mas também como material promocional”, afirma.
Participaram da produção a modelo Kylee Dash (agência Two), o assistente Guillermo Franco, a maquiadora Veronica Hernandez e o retocador digital Felipe Silva. Para conhecer outros ensaios conceituais do fotógrafo, clique aqui. Abaixo, as etapas de produção do ensaio: