Tendência

Plugin para Lightroom: inteligência artificial reduz até 2 horas o tempo de seleção de fotos

O plugin rejeita automaticamente imagens com problemas exposição (estouradas ou escuras), fotos com olhos fechados, fotos desfocadas e também elimina fotos semelhantes

Uma das tarefas mais cansativas e demoradas na fotografia é a seleção de fotos. Depois de fotografar um casamento, formatura ou evento com uma grande quantidade de imagens, os fotógrafos passam horas classificando manualmente as fotos que ficaram boas e rejeitando as fotos que ficaram ruins. Mas um plugin para Lightroom promete revolucionar a seleção de fotos e o fluxo de trabalho de milhões de fotógrafos e reduzir em até 2 horas o tempo de escolha das melhores imagens.

Plugin para Lightroom PostPro Wand

Alimentado por Inteligência Artificial, a empresa PostPro criou o plugin Wand, que separa automaticamente as fotos boas das ruins. Os desenvolvedores orientam a executar o plug-in na primeira vez que as imagens são importadas para dentro do Lightroom antes que qualquer seleção ou edição manual. Contudo, se você já tiver importado as fotos para dentro do Lightroom, o plugin pode ser executado e fornece o mesmo nível de eficiência (nós testamos isso também). O Wand funciona nos formatos mais usados na fotografia, como o JPEG, mas os resultados são ainda mais precisos em fotos em RAW.

Como funciona o Wand, plugin para Lightroom

Com certeza, você ficou animado com esse plugin para Lightroom. Mas será que ele é mesmo eficiente? Bem, vamos lá! Nos testes que fizemos, o Wand cria uma coleção rápida das fotos Aprovadas e Rejeitadas, inclusive sinalizando as fotos Rejeitadas com a cor “Roxa” para facilitar a identificação.

Plugin para Lightroom PostPro Wand
Wand, o plugin para Lightroom que faz seleção automática de fotos

O plugin rejeita automaticamente imagens com problemas exposição (estouradas ou escuras), fotos com olhos fechados, fotos desfocadas e também elimina fotos semelhantes e seleciona qual considera a melhor para que não haja redundância. De todas as fotos de um casamento ou evento, o Wand aprova cerca de 30 a 40% das imagens. O que está dentro do percentual de aprovação feito de maneira manual por fotógrafos. Ou seja, o plugin realmente é muito eficiente. Veja abaixo um vídeo mostrando a seleção automática feita pelo Wand:

Cuidado com as fotos artísticas

Mas atenção! Se você fotografou intencionalmente algo desfocado, muito claro ou escuro, essas imagens serão consideradas ruins pelo algoritmo do Wand. Porém, você pode, posteriormente, navegar pelos resultados automáticos criados pelo plugin e alterar a classificação, se necessário. Ou seja, se você faz fotos mais artísticas é provável que o Wand coloque-a entre as rejeitadas. Afinal, sua Inteligência Artificial considera um erro técnico, por exemplo, fotos fora de foco, enquadramento estranho e perspectivas distorcidas. Embora não seja perfeito, o plugin para Lightroom Wand ajudará muito você a economizar tempo.

Dá para testar gratuitamente esse plugin?

O Wand é compatível com macOS e Windows 10. Ele funciona com o Lightroom Classic versão 10 e mais recentes. Você pode experimentar o Wand gratuitamente durante um período de 7 dias. Uma assinatura anual custa US$ 144 ou US$ 17 para uma assinatura mensal. Mais detalhes no site da PostPro: www.postpro.ai.

Gostou deste post? Então, talvez goste dessa matéria também: 15 coleções de presets do Lightroom grátis para fotógrafos.

Artigos relacionados