Como fazer fotos de silhueta? 5 dicas essenciais

É possível fazer fotos incríveis usando silhuetas, principalmente, se você colocar na cena casais, gestantes, famílias ou apenas uma pessoa. E importante! Fotos de silhueta vendem muito seu trabalho. As fotos de silhueta podem ser mais abertas para mostrar toda a paisagem ou mais fechados, num clássico retrato. Mas como fazer fotos de silhueta? A fotógrafa Alana Orth, do Sunlit Studios, compartilhou 5 dicas fundamentais para fazer retratos perfeitos com silhuetas. “Vou mostrar exatamente o que você precisa fazer para retratos de silhueta perfeitos. Vou compartilhar muitas dicas e truques que aprendi em meu tempo como fotógrafo de retratos . E quando terminar, você será um especialista em silhueta de retratos”, disse a fotógrafa. Então, vamos as 5 dicas:

como fazer fotos de silhueta
Foto: Alana Orth

1. Fotografe de baixo para cima e da cabeça aos pés

Silhuetas poderosas começam com composições claras e minimalistas. Aqui está o que eu recomendo: posicione o corpo inteiro da pessoa, da cabeça aos pés, contra o céu. Para conseguir isso, você precisará estar mais baixo do que o assunto, então tente deitar de costas ou de barriga para baixo.

Se você não conseguir descer o suficiente, pode ser necessário que o assunto suba; peça-lhes que fiquem em pé em uma rocha, pequena colina ou duna de areia. Na maioria das circunstâncias, isso permitirá que você obtenha um ângulo que posicione todo o contorno do objeto contra o céu. (Você pode ver uma variedade de exemplos ao longo deste artigo.) Por que isso é tão importante?

Se você não puder posicionar o corpo do seu assunto contra o céu, eles se fundirão com o fundo e a silhueta reconhecível será perdida. Você acabará com muita escuridão confusa e seu visualizador não será capaz de dizer imediatamente o que está acontecendo.

Além disso, dica profissional: é tão, tão, tão importante que os pés da pessoa estejam delineados contra o céu! As pernas em um retrato de silhueta cortadas acima dos pés parecem tocos curtos e estranhos:

como fazer fotos de silhueta gestantes
Foto: Alana Orth

Mesmo com todos esses conselhos de composição em mente, haverá momentos em que você simplesmente não conseguirá encontrar um local adequado para uma silhueta do tipo moldura de corpo inteiro contra o céu. E quando isso acontecer, você não precisa desistir totalmente das silhuetas. Basta chegar mais perto de seu assunto e criar composições mais apertados, com foco nas áreas de seu assunto que é moldado pelo céu.

Foto: Alana Orth

2. Fotografe na hora certa do dia

As silhuetas funcionam melhor cerca de 20-30 minutos antes do pôr do sol (leia mais nesse artigo sobre melhor horário para fotografar). O tempo ideal varia de acordo com o ângulo que você consegue atingir; quanto maior a diferença de altura entre você e o assunto, mais cedo você precisará tirar a foto.

Porque se você esperar muito tempo, o sol se esconderá atrás de qualquer coisa em que seus assuntos estejam, e o céu pode não estar claro o suficiente para fazer uma silhueta. Filmar muito cedo também é um problema; as cores do céu podem ser um pouco enfadonhas e você terá outros problemas, como o clarão do sol.

como fazer fotos de silhueta
Foto: Alana Orth

Dica profissional: as silhuetas podem ser tiradas no início do dia (ou seja, antes do pôr do sol) se o sol estiver parcialmente bloqueado ou filtrado por nuvens fortes.

3. Escolha suas configurações para fotos de silhueta

Silhuetas perfeitas requerem ajustes cuidadosos. Defina sua câmera para o modo de Prioridade de abertura e ajuste uma abertura de f / 2.8 e um ISO de 400. Selecione Medição avaliativa; dessa forma, a câmera irá considerar toda a cena ao determinar a exposição.

Se você preencher o quadro com o rosto ou corpo do objeto, a câmera fará a exposição para a pele dele, mesmo com um fundo claro (veja a foto abaixo, à esquerda). Mas se você preencher o quadro principalmente com um céu muito claro, a câmera fará a exposição para o céu – destacando as cores naturais do pôr do sol e escurecendo todo o resto (veja a foto abaixo, à direita).

Portanto, posicione o objeto diretamente contra o céu claro e certifique-se de que o corpo dele ocupe uma pequena parte do quadro. O assunto ficará muito subexposto e o céu reterá os detalhes. O resultado? Um retrato de silhueta perfeito!

Ambas as fotos acima foram tiradas com as configurações que mencionei acima (apenas alguns segundos). A diferença? O que estava preenchendo o quadro – assunto ou céu.

4. Monte uma pose perfeita para as fotos de silhueta

As silhuetas perdoam muito as expressões faciais inadequadas (porque você não pode vê-las!). Mas as silhuetas são muito duras na hora de posar. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao posar objetos para uma silhueta:

  1. Posturas de abraço não funcionam . Uma silhueta de abraço se parece com um grande monstro de bolha. Em vez disso, todos os assuntos precisam ser claramente definidos, o que significa que eles precisam estar pelo menos alguns centímetros separados um do outro. É bom que os assuntos ainda estejam conectados – mas segurando as mãos ou beijando, não abraçando.
  2. Faça com que seus clientes desviem o olhar da câmera . Os perfis faciais são bonitos e naturais.
  3. Cuidado com as roupas . Roupas muito largas não funcionam bem para silhuetas; a forma pode se tornar desfavorável. É melhor usar roupas justas, pois isso ajuda a definir claramente o seu assunto contra o céu.
Foto: Alana Orth

5. Tire silhuetas de retratos sempre que puder (porque elas vendem!)

Tente capturar pelo menos uma silhueta em cada sessão de fotos, seja um retrato de família, maternidade, noivado ou casamento. Por quê? Porque as silhuetas vendem! Aqui estão alguns motivos pelos quais as silhuetas são ótimas para fotos do cliente:

  • As silhuetas acrescentam variedade à série. As silhuetas são tão diferentes em suas cores e estilo – e a variedade que oferecem instantaneamente torna qualquer foto mais interessante. Além disso, como as silhuetas são únicas em comparação com os retratos padrão, elas são fáceis de vender individualmente como uma obra de arte.
  • As silhuetas são perfeitas para clientes tímidos. Alguns clientes odeiam a ideia de seus rostos pendurados na parede. Isso torna as silhuetas o compromisso perfeito! Uma silhueta pode ser comercializada para um cliente como a peça perfeita de arte personalizada – sem fazer com que eles se sintam desconfortáveis ​​ou constrangidos.
  • As silhuetas ficam melhores quando impressas em tamanho! Silhuetas de grande angular e composições cênicas e ambientais ficam ótimas, especialmente quando impressas em tamanho grande. Portanto, se você capturar silhuetas maiores, poderá vendê-las como uma grande obra de arte. O cliente vai adorar e será uma venda mais lucrativa para você.
como fazer fotos de silhueta
Foto: Alana Orth

Fotos de silhueta perfeita: considerações finais

Bem, aí está: 5 segredos simples para capturar fotos de silhuetas deslumbrantes. Retratos de silhuetas são muito divertidos – então, da próxima vez que você fizer uma sessão de fotos de retratos, tente algumas fotos! Tenho certeza de que você vai adorar os resultados!

Acompanhe o trabalho da Alana Orth no site oficial: sunlitstudios.com.au

Artigos relacionados