Colagens de fotos mostram os universos paralelos em que as pessoas vivem hoje

O fotógrafo Ugur Gallenkus, de Istambul, Turquia, criou uma impressionante série colagens com fotos para mostrar questões importantes que o mundo está enfrentando atualmente, como injustiça social, guerra, mudança climática, etc. “Colocando duas fotos lado a lado em um único quadro pretendo mostrar os contrastes entre os dois mundos diferentes em que vivemos e pensar em tomar decisões que irão minimizar esses problemas, proporcionando empatia por eles”, disse o fotógrafo. Para fazer as colagens, Ugur usa fotos e histórias de vários fotojornalistas que atuam em condições extremas em todo o mundo. Veja abaixo alguns fotos deste incrível projeto:

Os verdadeiros heróis não usam capas.
Foto de Mohammed Hamoud / Pernas de vítimas civis são vistas em um hospital após serem mortas por um ataque aéreo da coalizão liderada pelos sauditas que teve como alvo suas casas em 25 de junho de 2018, na província de Amran, norte de Sana’a, no Iêmen.
Foto Alessio Paduano // Membros da ONG espanhola @proactivaopenarms resgatam Josepha, uma migrante africana dos Camarões, enquanto o corpo de uma mulher jaz em um pedaço de madeira flutuante a cerca de 85 milhas da costa da Líbia, no mar Mediterrâneo, em 17 de julho de 2018 .
Foto de James Oatway // Uma criança deslocada pelo conflito em Bunia, na República Democrática do Congo em 2018.
Foto de Aris Messinis @ aris.messinis // Migrantes tentam tirar uma criança da água enquanto esperam ser resgatados por membros da ONG Proactiva Open Arms no mar Mediterrâneo, cerca de 12 milhas náuticas ao norte da Líbia, em 4 de outubro, 2016. O ACNUR relata que 373.652 refugiados e migrantes chegaram por mar à Itália, Grécia, Espanha, Chipre e Malta em 2016. Estima-se que 5.096 pessoas morreram e desapareceram em 2016. Muitas comunidades tornaram-se refugiadas ou imigrantes por motivos políticos, religiosos, e razões econômicas ao longo da história humana. 
E eles / nós continuaremos a ser.
Foto por Carolina Rapezzi // Esta fotografia foi feita no ferro-velho Agbogbloshie em Accra, Gana, em 2018. Rashida é um comerciante de água, vendendo água principalmente nas áreas de incêndio. Os trabalhadores locais queimam peças de computador, fios e outros eletrodomésticos para extrair matérias-primas valiosas como cobre, alumínio e ferro. 
Sacos de água pura são usados ​​para apagar os incêndios e resfriar os metais após a queima. 
Uma bolsa de água pura custa 1 Cedi ganense, o equivalente a US $ 0,20. 
Homens e mulheres jovens migraram do norte de Gana em busca de melhores oportunidades de trabalho, mas agora estão ganhando a vida com empregos perigosos, sendo constantemente expostos a emissões tóxicas, sem regulamentações de saúde e segurança.
Foto de Wissam Nassar // Um ​​palestino segura uma menina que, segundo médicos, ficou ferida em um bombardeio israelense em uma escola administrada pela ONU que abrigava refugiados palestinos, em um hospital no norte da Faixa de Gaza em 2014.
Foto de Diego Ibarra Sanchez // Um ​​homem dormia fora de apartamentos destruídos no bairro de quarentena de Beirute, uma cidade onde a explosão da semana anterior matou mais de 150 pessoas e deixou centenas de milhares desabrigados. A explosão, que parece ter sido causada por um incêndio que incendiou 2.750 toneladas de nitrato de amônio deixada sem segurança em um depósito, foi sentida tão longe quanto Chipre, cerca de 150 milhas (240 quilômetros) a noroeste.
Foto de Sebastiano Tomada // Ahmed, o filho de 8 anos de um lutador do Exército Sírio Livre, em frente a uma barricada onde auxilia combatentes do Exército Livre Sírio no bairro de Salahadeen em 27 de março de 2013.
Foto de Ron Haviv // Os tigres de Arkan matam e chutam civis muçulmanos bósnios durante a primeira batalha pela Bósnia em Bijeljina, Bósnia, 31 de março de 1992.
Foto de Giuseppe Carotenuto // 146 pessoas resgatadas pela MOAS (Estação de Ajuda Offshore ao Migrante) em 24 de novembro de 2016 no Mar Mediterrâneo. 
Eles foram desembarcados em Pozzallo no dia 27 de novembro.
Foto de Marios Rafael Bikos // Um ​​refugiado com seu filho carrega seus pertences após o incêndio no Campo de Refugiados de Moria em 22 de setembro de 2020.
Foto de Felipe Dana // Refugiados e migrantes esperam ser resgatados por membros da ONG espanhola Proactiva Open Arms, após deixarem a Líbia tentando chegar ao solo europeu a bordo de um barco de borracha superlotado, ao norte da costa líbia, domingo, 6 de maio de 2018. No total, 105 refugiados e migrantes de Bangladesh, Egito, Nigéria, Marrocos, Gana, Paquistão, Sudão, Líbia, Eritreia e Senegal foram resgatados no barco de borracha superlotado.

Artigos relacionados