A verdade é que ninguém se importa com os créditos do fotógrafo
Atualmente, o Instagram é a maior rede social de fotografia do mundo, porém, os fotógrafos são constantemente negligenciados, com suas fotos sendo postadas sem crédito ou tag à vista. Em artigo para o site Fstoppers, a fotógrafa de moda Kelly Lane discorre sobre o assunto:
“No mundo do Instagram, ninguém se importa com o fotógrafo, exceto outros fotógrafos. Como fotógrafa profissional há 10 anos, esse foi um remédio difícil de engolir. Talvez pareça um pouco extremo, mas quando finalmente aceitei isso como verdade, se tornou uma liberdade em minha vida. Fotógrafos estão constantemente recebendo a extremidade curta do bastão. Nós lutamos pelo crédito da foto. Nós lutamos para fazer um salário decente. Nós lutamos para nos provar como profissionais. Nós lutamos para explicar por que valemos o que cobramos. Todos os anos, um novo iPhone é lançado com uma câmera aprimorada e é o que inevitavelmente parece ser outra razão pela qual alguém não precisa pagar por fotos profissionais.
Quando você pensa sobre isso, com que frequência você vê sua foto usada e nos comentários, os usuários perguntam quem tirou a foto? Claro, isso acontece de vez em quando, mas a resposta real é basicamente nunca. Há incontáveis vezes que eu fotografo para um cliente, as fotos são postadas no Instagram, e parece que todo mundo está marcado, exceto o fotógrafo. Como assim?
Para piorar ainda mais, trabalho com marcas cuja presença na mídia social atrai mais envolvimento quando a foto não parece uma foto profissional. Eles realmente querem que as imagens do Instagram pareçam ter sido tiradas com um iPhone. Mais uma vez, outro remédio difícil de engolir. Mas realmente, esse é o ponto crucial de tudo. O Instagram foi criado com base na ideia de tirar fotos com seu telefone e colocar um filtro nelas. Com o Instagram, todos podem ser fotógrafos.
Então, há o mundo dos influenciadores digitais. Eles só precisam aprender um conhecimento básico de encontrar uma boa luz e tirar uma foto no modo automático ou no modo retrato, ajustá-la em um aplicativo de edição e postá-la no Instagram, gerando milhares de dólares por postagem. As marcas farão um re-gram das fotos dos influenciadores e sempre darão crédito, marcarão e destacarão o influenciador. Se é uma foto tirada por um fotógrafo profissional, 90% do tempo, não há crédito de fotógrafo ou qualquer reconhecimento. Mesmo pequenos regrams deixam os fotógrafos implorando por uma tag.
Então, e se conseguirmos o crédito? Quais são os resultados disso? Exposição? Raramente uma tag ou crédito resultam em qualquer tipo de exposição real para o fotógrafo. Decepcionante? Sim. Notoriedade? Não, na verdade não. Mais trabalho? Ha! Na maior parte do tempo, as mensagens diretas que chegam são novos influenciadores que procuram negociar em troca de exposição.
As únicas pessoas que realmente se importam com quem tirou a foto são outros fotógrafos. A pessoa comum não percebe como a luz é boa, o ângulo do assunto ou que você seguiu a regra dos terços. Eles se preocupam com a pessoa na foto, com a aparência, o que está usando e, talvez, com a localização. Por que mais um cliente pode colocar um filtro em sua foto e ainda gerar todos os gostos e elogios?!
Eu pareço ter engolido o remédio amargo? Isso seria um sim e, em algum momento de sua jornada fotográfica, você poderá experimentar alguns desses mesmos sentimentos. Parece que eu deveria desistir e não há esperança para o fotógrafo. Mas a questão é a seguinte: quando você deixa de se concentrar tanto em tags, gráficos, etc. e usa esse tempo e energia para fotografar para si mesmo ou para se concentrar em seus negócios ou outras áreas de seu trabalho, não parece um grande negócio. Parece mais um pontinho. Um pontinho que não te inviabiliza totalmente seu foco. Aceitar essa realidade me trouxe liberdade de muitas maneiras.
Deixe-me ser clara. Não estou dizendo que, se uma marca não conseguir o licenciamento, a permissão ou o crédito correto de que você não deve buscar compensação. O que eu estou dizendo é que faltam tags e re-grams sem o seu nome vão acontecer. Você pode gastar o tempo que quiser tentando educar pessoa após pessoa até que se torne exaustivo. Mas a verdade é que a pessoa comum simplesmente não entende. Eles simplesmente não entendem. Quando você aceita que as outras pessoas não se importam com quem tirou a fotografia, de uma forma estranha, isso faz com que você queira produzir um conteúdo melhor. Conteúdo que deixa alguém no meio de sua rolagem e os faz dizer: “uau, essa é uma foto incrível”. Talvez seja tudo o que você conseguirá, mas em uma indústria criativa, no fundo, a melhor coisa que pode acontecer é alguém, mesmo que seja só por um momento, apreciar seu trabalho. E sendo pago. Sim, todos nós queremos ser pagos pelo nosso trabalho e experiência.”
Para conhecer sobre o trabalho de Kelly, acesse seu site ou Instagram.