O fotógrafo Mike Smith fez um vídeo onde afirma que você pode melhorar 10 vezes suas fotos de paisagens se aprender a usar algumas dicas sobre narrativa para contar melhor as histórias. “Se você se concentrar nisso em vez de obter a melhor e mais recente câmera você ficará muito melhor do que jamais poderia imaginar”, disse Mike.
Mike diz que a chave para melhorar a narrativa é entender que tudo depende da imaginação do espectador, não da sua. O importante é conduzir seu espectador em uma espécie de jornada enquanto ele olha para a foto. Mas como você realmente faz isso?
Em primeiro lugar, você quer apenas deixá-los ver o que você quer que eles vejam. Você não precisa mostrar a eles absolutamente tudo na cena. É aí que a seleção de lentes e o recorte na câmera são essenciais. A profundidade de campo e a escolha do que você deseja que esteja em foco também desempenharão um papel importante aqui. É tudo uma questão de tomar decisões deliberadas antes de pressionar o obturador.
As regras de composição clássicas também o ajudarão. Decida qual é o ‘herói’ ou objeto principal na fotografia e, em seguida, use dispositivos de composição clássicos, como linhas principais ou triângulos, para chamar a atenção do espectador para isso.
Mike inclui alguns ótimos exemplos no campo e compartilha suas escolhas e por que as está fazendo. É ótimo ver esse processo de tomada de decisão em tempo real. A dica final é tentar contar a história do dia no menor número de tomadas possível. “Isso realmente aprimorará suas habilidades de contar histórias”, diz Mike. Mas ele ressalta que é normal errar o alvo. Apenas continue trabalhando nisso e, eventualmente, você chegará lá!
Agora que você já entendeu o contexto de uma boa narrativa, veja abaixo o vídeo, onde Mike nos mostra (literalmente!) suas ideias sobre como contar histórias melhores através de suas fotografias: