Assim que entramos no mundo da fotografia a primeira coisa que aprendemos é que devemos entender de iluminação, pois é o princípio fundamental da construção de uma imagem e que diferencia nosso trabalho. Porém, há vários tipos e formas de iluminar. Cada tipo de luz incide de maneira diferente e transmite uma sensação específica. Por isso, abaixo listamos e explicamos os 8 tipos fundamentais de iluminação na fotografia:
1. Luz Frontal ou Paramount
Essa é a luz que melhor reflete as cores, elas ficam mais intensas e saturadas. Quando usada no retrato é a que melhor reduz as imperfeições da pele, se bem utilizada essa luz pode ser uma arma muito favorável quando aplicada. Mas a luz frontal ou Paramount não é uma luz que favorece texturas e volume. Curiosidade: O nome Paramount é porque a distribuidora de filmes com este mesmo nome usava este tipo de luz em seus filmes.
2. Luz Lateral
Esta é uma luz que vai favorecer apenas o lado onde estiver posicionada, tudo vai depender da posição da modelo. Ela acaba escondendo muitas zonas e por isso é muito utilizada no nu artístico e nas fotografias de natureza-morta.
3. Luz de três quartos ou luz de 45º
Se você procura a luz ideal para realizar retratos clássicos, acabou de encontrar. A posição dessa luz é zenital o bastante para projetar a sombra do nariz até a boca, isso se chama Rembrandt, exatamente porque o pintor costumava usar esse tipo de iluminação em seus quadros. Mas quando a sombra do nariz não chega a tocar os lábios, chama-se iluminação de laço.
4. Luz de Kicker ou de recorte
Diferente dos outros tipos de iluminação essa luz não foi criada para iluminar e sim para criar efeitos, por isso são utilizadas como luz principal.
5. Luz de três quartos + kicker
Essa combinação de iluminação gera um resultado muito agradável. Direcionar o rosto da modelo para a luz principal dá um resultado de luz que cobre o rosto todo, enquanto a luz de recorte resulta no brilho do cabelo.
6. Contraluz
A luz está localizada atrás da modelo e define o contorno e recorta. Sua medição difere da luz que simplesmente ilumina.
7. Luz Zenital
É a que mais estamos acostumados a ver, são as lâmpadas das nossas casas e a luz do sol que provocam esse efeito. O resultado é bem agradável, porém uma luz Zenital muito concentrada pode gerar sombras em excesso.
8. Luz negativa
A famosa iluminação dos filmes de terror, a luz negativa é o contrário da Zenital. Ela está posicionada de baixo para cima, dando uma sensação sinistra.
Gostou de conhecer os 8 tipos de iluminação fundamentais na fotografia? Então, veja mais sobre iluminação em outros posts que publicamos recentemente aqui no iPhoto Channel neste link.