Dicas de Fotografia

8 motivos para você participar de concursos de fotografia

Foto: Kaique Rocha

Aqui no iPhoto Channel divulgamos muitos concursos fotográficos, desde os que acontecem no Brasil até prêmios internacionais para fotógrafos amadores e profissionais. Se você entrar na nossa categoria de concursos fotográficos, vai achar vários com inscrições abertas para participar. Mas afinal, por que participar? A verdade é que tudo dependerá do seu objetivo. Aqui estão 8 motivos importantes para que você faça parte de uma competição fotográfica.

  1. Concursos fotográficos transformam você em seu melhor crítico

Se você quer ter a chance de ganhar uma competição, então precisa inscrever sua melhor foto. Mas qual é sua melhor foto? Mesmo que haja critérios quanto ao número de imagens para inscrever em um concurso, o que você enviar precisa ser o melhor que pode oferecer. Como consequência, você aprende a ser objetivamente crítico com seu trabalho. Pela prática de avaliações rigorosas de seu trabalho, você começa a identificar suas deficiências e seus pontos fortes como um fotógrafo. Quando você sabe onde está com dificuldade, pode melhorar

Foto: Split Shire
Foto: Split Shire
  1. Competições alimentam a originalidade

É sempre legal olhar os vencedores no ano anterior em um concurso para ter noção do nível de exigência, assim como o tipo de fotografia que agradou o júri daquele ano. Mas a tentativa de reproduzir uma imagem vencedora do ano anterior não é uma boa ideia. Se você quer que seu trabalho seja notado pelo júri, então concentre-se em criar suas imagens a partir de um ponto de originalidade.

Lembre-se: independente do motivo pelo qual você fotografa, a fotografia será sempre o ato de expressar como você vê o mundo. Entrar numa competição é apenas uma forma de expandir essa visão de mundo.

  1. Limites são bons para seu desenvolvimento

Regras e limitações podem ser frustrantes, por exemplo a necessidade da foto ser em preto e branco ou em um tema específico. Mas estes limites forçam você praticar seu ofício e leva-lo para além de sua zona de conforto. Se você quer apresentar a melhor imagem que puder dentro das limitações das regras, o desafio da restrição será aprender algo novo e tomar isso como inventivo. Você não tem opção a não ser experimentar e aperfeiçoar suas habilidades.

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash
  1. Suas habilidades de interpretação e de contar histórias melhoram

Juízes de concurso fotográfico vão olhar apenas para sua imagem, não para o textão que você posta no Facebook ou Instagram explicando ela. Se uma foto não tem uma história forte e facilmente discernível, o júri vai perder o interesse nela e passar para a próxima. Além disso, não é apenas a história da foto que precisa ser forte, mas a interpretação do tema do concurso deve ser clara.

  1. Concursos fotográficos podem ajudar você a ser notado

Não é aconselhável entrar em uma competição que comercialize seus direitos por exposição. Estes concursos são exploradores de fotógrafos, minando da indústria da fotografia, e, geralmente, eticamente duvidosos. No entanto, há uma abundância de competições onde você tem a oportunidade de ter seu trabalho em uma grande exposição ou visto online por milhares de pessoas – e sem ter que sacrificar os seus direitos. Mesmo se você não ganhar, você nunca sabe quem pode ver suas fotos e gostar delas.

Foto: Kaique-Rocha
Foto: Kaique Rocha
  1. Há possibilidade de um feedback – e de forma gratuita

As chances de um concurso fotográfico oferecer feedback para cada inscrição é extremamente difícil, mas muitos deles fornecem críticas aleatórias para fotos inscritas, sejam elas vencedoras ou não. A perspectiva de algumas críticas de fotógrafos respeitados e especialistas em seu campo é um grande incentivo para participar de uma competição, e colocar o seu melhor lá.

  1. Competir é saudável

Colocar as suas fotos para competir contra seus contemporâneos é bom para você, bom para eles e bom para a fotografia como disciplina. Comparar-se com os outros vai ajudá-lo a determinar onde você precisa melhorar, bem como lhe dar o impulso que você precisa para fazê-lo.

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash
  1. Prêmios

Esse motivo não precisa de muito discurso. Prêmios são sempre bem vindos e eles podem vir tanto em forma de dinheiro quanto em equipamentos fotográficos. Mas antes de tudo, antes de participar de concursos fotográficos, leia os termos e condições cuidadosamente, saiba onde você está colocando sua fotografia. E boa sorte!

Foto: Pankaj Biswas
Foto: Pankaj Biswas

Fonte: DIY Photo