8 motivos para fotógrafos digitais tentarem fotografar com filme

Lembro quando eu estava começando na fotografia e ouvi alguém dizer que era melhor aprender com filme. Na câmera analógica, você tem poucos cliques; isso o faz pensar sobre como melhor gastar aquela pose. Faz sentido. Você pode aprender isso fotografando com câmeras digitais. Mas, de certa forma, as analógicas não apenas ensinam: elas obrigam a para pra pensar.

iphotochannel-fotografia-analogica-fotografia-com-filme

O fotógrafo Stephen Dowling escreveu para o site PetaPixel sobre esta oportunidade de experimentação disponível aos fotógrafos digitais. Trazemos aqui as 8 dicas de Downling traduzidas. Descubra, afinal, por quais motivos ainda deveríamos fotografar com filme.

  1. O filme atrasa você

Hoje em dia, há uma tentação para clicar toda hora. Captamos nossas vidas através de câmeras e smartphones – e compartilhamos essas imagens em infinidades de formas: Instagram, Facebook, Twitter e Snapchat, para citar alguns. Porque temos a fotografia ao alcance da mão, nós fotografamos demais. Nós fazemos dezenas de imagens sem sequer pensar nisso.

Um rolo de filme força uma mentalidade diferente – uma vez que você só tem 12, ou 24 ou 36 poses antes de precisar trocar o filme. Isso incentiva um senso de paciência. Claro, se você quer velocidade de captura faz sentido fotografar com uma câmera digital.

iphotochannel-fotografia-analogica-fotografia-com-filme

Fotografar com filme pode ser uma experiência mais meditativa. Você fotografa o filme em uma hora, ou um dia, ou ao longo de um fim de semana. A experiência estará bem longe do clique compulsivo digital. E “atrasar” muitas vezes faz com que você espere por uma imagem que realmente vale a foto. Esperar pode transformar uma imagem média em algo mais gratificante.

  1. Há uma disciplina na limitação

Cada rolo de filme custa dinheiro. Custa dinheiro comprá-lo, processá-lo e até mesmo transformá-lo em cópias de arquivo digital. Só se você tiver muito dinheiro será capaz de fazer 500 fotos por dia, todos os dias do ano. Isso pode ser uma decepção para aqueles que querem fotografar o máximo possível. Mas o que há de bom nisso? A limitação que há no filme analógico pode trazer uma disciplina que irá melhorar a sua fotografia.

Foto: Stephen Dowling
Foto: Stephen Dowling

Todo o processo (desde a compra do filme até a revelação) não é exatamente barato, e por isso gera uma certa moderação. Você não quer desperdiçar uma pose: isso o fará considerar cuidadosamente a composição, a iluminação e muitas outras características antes de apertar o obturador.

  1. Fotografia com filme é uma experiência tátil

A fotografia em câmera digital envolve muitas das mesmas ações físicas que existe na fotografia com filme – troca de lentes, mudança velocidades e aberturas, olhar através de um visor para enquadrar e compor.

iphotochannel-fotografia-analogica-fotografia-com-filme

Mas o que há de tão diferente em uma câmera de filme? É a experiência tátil de colocar um novo filme, rebobinar, acompanhar a quantidade de poses e ter o maior cuidado para não queimar o filme. Depois de tudo, segurar a foto nas suas mãos – ou olhar o filme negativo contra a luz. Há um certo ritual nisso, conhecido fator romântico por trás da fotografia analógica.

    4. Não olhamos para uma tela

Estamos cercados por telas em todos os lados – no trabalho, em casa, na rua – e na fotografia. Um smartphone ou tablet também chamam constantemente a nossa atenção – um e-mail para responder, uma atualização do Facebook para ler, fotos no Instagram para ver.

Foto: Stephen Dowling
Foto: Stephen Dowling

A fotografia analógica leva você para longe disso, o desconecta. O visor é nada mais do que o vidro para se ver através – se você tiver sorte de ter uma câmera mais avançada, digamos, poderá até ter agulha do fotômetro, LEDs ou pictogramas. Não há mais nada para distrair sua atenção.

  1. Sem edição, apenas a fotografia

Fotografar com filme o leva de volta para o básico da fotografia. Não há muito que editar. Se você mesmo for ampliar as fotos, pode decidir sobre contraste maior ou menor, entre outros pequenos detalhes. Mas se a ampliação vem direto do laboratório, esqueça. E sim, você pode convertê-la em arquivo digital, fazer alguns ajustes – mas nada que dê a abertura de edições em RAW, por exemplo. Diferente do digital, que dá muitas possibilidades de edição, ou quase cria este processo como uma obrigação – a fotografia analógica está praticamente pronta depois de clicada.

iphotochannel-fotografia-analogica-fotografia-com-filme

  1. Você aprende a ler a luz

Os modernos sistemas de medição de luz na maioria das câmeras digitais são incrivelmente sofisticado; eles podem ler configurações de luz que seriam um problema para o mais experiente fotógrafo. Muitos fotógrafos digitais nunca fotografam fora das configurações automáticas de fotômetro. Mas porque eles fariam isso?

Foto: Stephen Dowling
Foto: Stephen Dowling

Aprender a tirar uma foto bem exposta, especialmente em uma câmera manual de filme, é um desafio. Você precisa entender como a luz está entrando na cena e como isso afetará sua exposição. Seu assunto está uniformemente iluminado ou há motivos mais claros, ou mesmo uma fonte de luz que aparece ao fundo? O fotômetro é suscetível de ser enganado? Isto tudo você aprende por tentativa e erro. O bom é que, se você está fotografando em filme preto e branco ou a cores negativas, o filme tem uma latitude muito maior do que digital, em especial quando se trata de recuperar detalhes dos realces. É um meio de perdão.

Foto: Stephen Dowling
Foto: Stephen Dowling

(Nota de Ruca Souza: Quando comprei minha primeira câmera analógica (uma Praktica MTL-5 usada) ela até possuía fotômetro, mas ele mal funcionava. Isso me forçou a aprender como calcular a luz. Para ajudar, usei o guia de fotografia sem fotômetro do site Câmera Obscura. É muito bom e fácil de entender, indico!)

  1. Felizes acidentes com filme nunca poderão ser repetidos

O filme começa a se deteriorar assim que sai da fábrica. É um processo lento e gradual, e pode ser adiada por anos ou mesmo décadas, colocando-o em uma geladeira ou freezer. Mas cada rolo de filme é diferente. Isso significa que cada rolo vai fotografar sempre ligeiramente diferente.

Foto: Stephen Dowling
Foto: Stephen Dowling

Isso se torna ainda mais evidente quando se trata de filmes expirados, aqueles que há muito já passaram da validade. Para fotógrafos habituais da fotografia analógica, isto é até uma diversão. Você nunca sabe o que sairá da câmera quando usa um filme vencido. Mas há possibilidade de usá-lo, obviamente, e o resultado pode ser fantástico. E será muito difícil de se replicar. É um mundo diferente dos algoritmos de software por trás dos filtros em aplicativos de fotografia. Estes efeitos da era digital que podem ser repetidos com o clique de um botão logo perdem um pouco do que os torna tão especial. Isso não acontece com o filme. Ainda mais se estiver vencido. Cada rolo de filme é uma surpresa.

  1. Esperar faz bem para você

Esperar uma semana depois de voltar de suas férias para então ver suas fotos parece uma piada cruel. Hoje você pode receber os likes no Instagram meros segundos depois de tirar uma foto. Para a maioria de nós, as fotos são feitas para serem vistas, e o mundo de compartilhamento de fotos nos permitiu mostrar nossas visões para pessoas de todo o mundo. Mas será que precisamos mesmo compartilhar nossas fotos imediatamente?

Foto: Stephen Dowling
Foto: Stephen Dowling

Há filmes que fotografei há alguns meses, um ano atrás, há quase uma década, que foram revelados, mas ainda não digitalizados. Quando finalmente digitalizo, eu começo a revisitar esse tempo outra vez; o show de um amigo em Istambul; um festival de verão em uma ilha holandesa; uma viagem através Roménia; um domingo ensolarado em uma praia de Brighton. É bom ter um pouco de paciência.

banner-livro-newborn-fotografia

Artigos relacionados