8 formas de melhorar sua vida com a fotografia

A fotografia pode ser a ferramenta muito útil para a vida, depende apenas da nossa intenção. E em âmbito pessoal, ela pode até salvar a nós mesmos nos momentos complicados.

“Você não precisa gastar uma quantidade obscena de dinheiro com este ofício. Qualquer tipo de câmera é boa para fazer a fotografia que você realmente quer”, diz o fotógrafo Pedro Quintela.

 

Ele separou 8 motivos que fazem da fotografia uma boa amiga para a nossa vida, publicados originalmente no 500px. Confira:

  1. Você pode fazer parte de uma comunidade global

Com sua fotografia na Internet, as imagens podem ser vistas no mundo todo. Na minha própria experiência pessoal, isto me deu a capacidade de entrar em contato com um monte de fotógrafos ao redor do globo. Também levou-me a melhorar o meu inglês, espanhol e francês em uma tentativa de me aprimorar e também entrar em contato de uma forma fácil com os meus colegas fotógrafos estrangeiros. Alguns casos até mesmo resultaram em amizades saudáveis, tornando-se possível viajar para vários lugares e conhecer essas pessoas. Há muita gente incrível lá fora que irá receber ou dar bons conselhos sobre o seu trabalho. Com essa experiência, fiz um grupo no Facebook como forma de criar uma amigável comunidade de fotógrafos.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela
  1. Você pode construir memórias que duram para sempre

Se você está compartilhando suas fotos on-line ou imprimindo, você está criando uma história e também uma lembrança para o futuro. Pense em quantas fotos colocam um sorriso em nossos rostos ou nos fazem lembrar de bons momentos do passado? Agora que estamos na era digital, é ainda mais fácil de construir uma maneira de relembrar memórias. Hoje em dia com boas câmeras e dispositivos móveis não temos uma desculpa para não gravar ou compartilhar momentos acontecendo agora.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela

  1. Você pode ver o mundo de outra forma

Perceber detalhes em nós mesmo, a beleza das coisas que cercam, a vida ao redor, procurar a luz e as sombras… Quantos de vocês também fazem essas coisas? Muitas pessoas têm dito que desde que entraram na fotografia o mundo se tornou diferente para elas; hoje notam pequenas coisas que nunca imaginariam existir ali.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela
  1. Pode ajudar a sua auto estima

Como nosso processo de fotografia se desenvolve gradualmente ao longo do tempo, as imagens vão ficando melhores e melhores. Então você, como um criador, vai ficando mais orgulhoso do seu trabalho. Compartilhar suas fotos online se tornará o próximo passo lógico para você e muitos de nós. Quando você tem um bom feedback sobre sua fotografia, a sua auto-estima melhora, motivando-o ainda mais a continuar e experimentar novas abordagens para seu trabalho. Claro que, na Internet, muitos estão apenas à procura de um like, mas há sempre pessoas que vão lhe dar um feedback construtivo e significativo para ajudá-lo a tornar-se melhor.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela
  1. Pode ser uma cura e um processo espiritual

Pessoalmente, descobri novas camadas em minha vida depois de descobrir a fotografia de paisagem e a narrativa através de imagens. Lembro-me claramente um determinado dia, quando eu estava fotografando um lago durante o pôr do sol. Numa das primeiras vezes na minha vida, eu me aventurei sozinho e isso me fez sentir uma espécie de despertar espiritual para mim, estar lá em comunhão com a Mãe Natureza, experimentando uma cena incrível. Também durante meus piores momentos, simplesmente me agarro ao meu equipamento e vou para fora para poder ter paz de espírito. Sua mente fica mais leve, suas preocupações vão embora quando você está fazendo algo que você realmente ama, então por que não experimentar isso quando você está pra baixo?

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela
  1. É uma oportunidade de negócio ou carreira

Nem todo mundo quer ser um profissional, é difícil ganhar a vida nessa área muito competitiva. Mas ainda há lugar para pessoas que inovam, que tenham um novo olhar, uma nova maneira de ver a vida. Como educador, eu acredito que há muitas maneiras de tentar uma carreira na fotografia. Seja consciente da complexidade do mercado, e se você sentir que tem habilidade, vontade e paixão, porque não fazer da sua fotografia uma carreira ou negócio?

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela
  1. Crie um vínculo com sua família

Numa época considerada por muitos (e com razão) ser uma das mais egoístas, a fotografia é uma oportunidade para se reunir com sua família, criando situações que proporcionarão alegria e interação com seus parentes. Se você tem filhos ou animais de estimação, você pode facilmente encontrar belos momentos para fotografá-los e fortalecer sua ligação através da lente de sua câmera.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela
  1. Pode provocar emoções em você e nas outras pessoas

Comecei na fotografia em 2013, porque eu tinha uma necessidade de me expressar. Eu sempre escrevi na minha própria língua nativa, principalmente artigos científicos ou livros relacionados com a minha área de estudo. Mas um dia tive vontade de criar algo visual, algo com o qual eu poderia me relacionar e me orgulhar. Mais tarde, meu amor por contar histórias veio junto, eu me encontrei tentando capturar certas emoções em várias situações. Ainda hoje, a coisa mais motivacional na minha vida é quando alguém me diz que uma minha imagem teve um impacto ou impulsionou um sentimento.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela

 

Artigos relacionados