Apesar de práticos, os smartphone ainda são muito limitados para a fotografia. Mas existem algumas gambiarras (ou “hacks” em inglês) que podem expandir um pouco esses limites. O fotógrafo Richard Schabetsberger criou para o site COOPH uma série de dicas divertidas para levar a outro nível a fotografia móvel. Confira o vídeo abaixo e as dicas traduzidas logo em seguida.
1. Fotografia móvel voadora
Essa é para aqueles que riem na cara do perigo. A ideia é usar um balão de gás hélio para fazer seu smartphone voar nas alturas, parecendo que você está usando um drone. Lojas de festa infantil costumam vender esse tipo de balão.
Com fio de nylon, você amarra (com muito cuidado e fixando bem) o celular ao balão e deixa bastante sobra de fio para que você segure o balão quando ele subir. Fica mais ou menos a mesma ideia de uma pipa. Claro que essa dica é por conta e risco dos leitores mais aventureiros. Alguns celulares permitem o uso de controle remoto para fazer fotos, o que facilita o clique com o celular no alto. Também é possível utilizar temporizador ou mesmo subir o celular com o modo de vídeo já gravando.
2. Filtro com óculos escuros
A maioria das câmeras de celular deixa a desejar na hora de fazer a exposição correta. Em algumas situações, partes da foto ficam muito claras e outras muito escuras.
Mas isso é possível de resolver (e ainda deixar um aspecto interessante de cor) usando óculos escuros. Óculos escuros normais funcionam e aqueles que são degrade vão deixar a foto com um filtro bem legal.
3. Pinhole de celular
Com uma agulha, faça um buraco em um cartão de papel. Depois é só posicionar este cartãozinho em frente à lente do celular. As fotos vão parecer tiradas com um sistema pinhole, dando um aspecto antigo para as tão comuns fotografias de celular.
4. Moldura 3D
Também usando um cartão de papel ou uma cartolina, crie uma moldura para suas fotos – por exemplo, um estilo de moldura Polaroid. Então é só escolher o objeto para emoldurar, colocar em um ângulo interessante e fotografar.
5. Planeta minúsculo
Fotos de panorama são legais, mas para compartilhar em lugares como o Instagram não funcionam muito bem. A dica aqui é fazer download de um aplicativo chamado “Tiny Planet”. A partir de seu panorama, você consegue criar o efeito de foto 360º de mini planeta.
6. Fotografia High-Key
Para você fotografar em high-key, o que mantém na foto principalmente tons claros, suaves e poucas sombras, um truque fácil pode ser usado com smarthphone. A exposição em câmeras de smartphone geralmente é automática e vai mudar de cena em cena sem que você queira. Porém, vários deles possibilitam que você trave a exposição, segurando o dedo na tela por um pouco mais de tempo sobre a iluminação/exposição desejada.
A dica aqui é usar uma superfície preta para travar a exposição. É bem possível que isso trave também seu foco, então cuidado com a distância em que você vai manter primeiro a superfície preta, para que a cena que você for fotografar depois esteja dentro do foco.
7. Selfie diferente
Aqui você pode usar o rosto de um cachorro, de um gato, de uma estátua ou qualquer outra coisa que você achar interessante. Primeiro você faz o detalhe do rosto escolhido: olhos e nariz, boca e nariz, só olhos, só boca, só nariz. Depois, colocando a imagem na tela do celular, você posiciona o aparelho em frente a seu rosto e pede para outra pessoa fotografar. Vai ficar engraçado!
8. Projetor caseiro
Você pode usar uma lente de câmera ou uma lente de aumento (lupa). Para fazer um projetor caseiro é simples: em uma caixa fechada, você vai cortar um buraco onde fixará a lente; depois disso, o celular deve ficar exatamente atrás da lente, com um pouco de espaço. Com a caixa bem fechada e o celular lá dentro ligado (e de cabeça para baixo) emitindo luz da tela, o que estiver sendo mostrado no celular pode ser projetado em uma parede.