8 dicas de como tirar retratos poderosos usando lentes fixas

Lentes com a distância focal fixa são uma ótima opção para tirar retratos por apresentarem maior nitidez, além de proporcionarem maior abertura. Em artigo para o site Shutterbug, o fotógrafo Hernan Rodriguez apresenta 8 dicas para “capturar a verdadeira essência e a verdadeira identidade de cada indivíduo” utilizando lentes fixas.

“Para mim, as lentes prime são o tipo ideal de lente para este tipo de fotografia. Eles oferecem uma perspectiva mais precisa do que estou procurando como artista, dando-me mais do que meus olhos vêem – especialmente quando estou fotografando de ângulos baixos para composições mais atraentes.”

Lou Ferrigno | Foto: Hernan Rodriguez

1. Saiba quando usar as lentes fixas

Hernan explica que gosto de misturar as lentes que usa, dependendo da cena. “Eu escolho a lente para cada sessão de acordo com quem ou o que é meu sujeito e o que estou tentando transmitir no retrato. As lentes de 35mm ou 45mm me oferecem uma aparência mais ambiental, por exemplo, com um pouco mais de profundidade de campo. A 85mm, por sua vez, permite que eu tire a mesma foto e crie uma imagem um pouco mais artística e pictórica.”

Ele destaca ainda que as perspectivas individuais que cada lente oferece treinam seu olhar para enxergar como fotógrafo. “Conheça seu estilo e tente desenvolvê-lo e descubra quais lentes funcionam melhor com isso – e, mesmo sabendo disso, continue ampliando seu trabalho usando uma variedade de lentes. Isso permitirá que você crie uma história ou narrativa específica que talvez você não pensasse em fazer de outra forma.”

2. Crie confiança com o fotografado

Segundo Hernan, configurar a câmera é última coisa a se fazer. “A primeira coisa que faço é fazer com que as pessoas relaxem. Isso pode envolver uma bebida, falar sobre família – qualquer coisa que desperte o interesse do fotógrafo e do sujeito. Muitas vezes acontece organicamente, quando você está simplesmente conversando com as pessoas. Deixe-os levar a conversa. Quando as expressões começarem a aparecer, pegue sua câmera e continue ouvindo. Esta é uma das dicas mais subestimadas na fotografia de retratos, e uma que pode sugerir algumas de suas melhores fotos.”

Evander Holyfield | Foto: Hernan Rodriguez

3. Deixe seus planos de fundo complementarem o assunto

Hernan explica que o fundo pode pode prejudicar ou melhorar a foto. “Eu gosto de menos distrações, a menos que eu esteja criando o retrato de um atleta ou alguém cujo trabalho ou outra característica seja importante para mostrar a narrativa que estou criando. Por exemplo, se eu estou fotografando um jogador de basquete atirando alguns aros na rua, eu vou usar uma lente como a 35mm porque eu não quero apagar esse ambiente de fundo. Se for uma situação em que quero apenas me concentrar no sujeito, criarei blocos de cor no fundo – uma lata de lixo ou um carro ou uma parede colorida – e uso a 85 mm para criar esse foco.”

4. Escolha a iluminação que complementa o assunto

“Quem está na frente de sua câmera para um retrato dita que tipo de iluminação você deve usar e como você deve direcioná-la. Costumo escolher a luz natural, especialmente em assuntos mais antigos – é mais suave e mais tolerante, com sombras mais longas. Você pode usar um softbox ou guarda-chuva para imitar a luz que já está lá. Se o seu assunto é mais jovem e tem boa pele, por outro lado, você pode optar por atirar ao meio-dia para sombras mais duras, usando uma grade e snoot para focar sua luz.”

“Tente manter sua iluminação simples e controlada. Os guarda-chuvas podem oferecer vários tipos de luz: se você colocar um tecido reflexivo preto atrás de um guarda-chuva, por exemplo, ele refletirá uma luz mais intensa em seu objeto; Retire o tecido refletivo e ele volta mais suave. Enquanto isso, se você desmoronar completamente, terá uma luz mais direta.”

Rodriguez Jamell | Foto: Hernan Rodriguez

5. Ajuste o balanço de branco

Os tons de pele são fundamentais no retrato, por isso, Hernan recomenda usar um balanço de branco personalizado para garantir o resultado correto. “Eu tenho um cartão cinza de 18% na minha mochila para cada foto, e é sempre necessário. Especialmente se você estiver em uma sessão ao ar livre, as condições de iluminação podem mudar, então você vai querer ser um cartão cinza antes de cada tiro.”

6. Certifique-se de que sua direção funcione para cada pessoa

Hernan recomenda analisar a pessoa a ser fotografada assim que ela aparecer para a sessão, pois cada pessoa tem uma linguagem corporal diferente. “Observe como o corpo deles naturalmente gira ou se inclina. Você pode colocar a pessoa em uma cadeira para começar a ver como ela se senta, depois refinar com talvez uma inclinação da cabeça aqui ou uma ligeira mudança de corpo ali. Quando você mantém seu posicionamento alinhado com o modo como eles normalmente se sentam ou ficam em pé, isso deixa eles menos nervosos e a imagem parece menos planejada, o que resulta em um retrato mais natural.”

Mario Lopez | Foto: Hernan Rodriguez

7. Alterne seu ponto de vista para efeitos variados

A perspectiva adiciona muito ao resultado final da sua imagem. “Eu tento me ater ao que eu faço de melhor, que é um retrato tradicional e clássico, como uma pintura. Posicione-se ao nível dos olhos com o assunto, para que você tenha o olhar diretamente no observador. Você também pode direcionar seu assunto para olhar para o lado. Em cada sessão de retratos, faço pelo menos uma foto que parece um pouco mais voyeurística. Simplesmente dirija seu assunto para olhar em direção à câmera, mas levemente longe da lente.”

“Porém, se você quiser que seu assunto pareça mais poderoso ou maior que a vida (útil se você estiver fotografando um atleta ou fazendo um retrato masculino), agache-se ou ajoelhe-se e dispare de um ângulo menor. As lentes Prime são ótimas para isso. Eu posso usar os 45mm, por exemplo, para descrever a força que estou procurando mostrar, mas sem distorção.”

8. Limpe seus retratos na pós-produção

Hernan recomenda procurar através de suas galerias pelas fotos que são ‘vendáveis’. Isso inclui eliminar as imagens tecnicamente mais fracas – fotos borradas, por exemplo, ou aquelas em que a iluminação não saiu exatamente como você queria – e também aquelas em que seu modelo pode não estar relaxado. “Você quer imagens em que a pessoa esteja completamente presente na imagem e conectando-se ao espectador.”

Chegando na seleção final, é hora de fazer alguns retoques. Essa é uma parte que depende muito do estilo pessoal de cada fotógrafo. “No meu caso, faço apenas um ligeiro retoque. Vou me livrar de defeitos, certifique-se de que o balanço de branco esteja onde eu quero e abra as sombras, se necessário. Eu não me envolvo em muitas das técnicas de retoque mais de alta definição que são a moda agora. Eu quero que meu trabalho seja atemporal, não óbvio que seja algo que fiz em 2018. Esforce-se para manter as coisas simples!”

Taylor Gray | Foto: Hernan Rodriguez

Para conhecer mais sobre o trabalho de Hernan, acesse seu site, Facebook, Twitter ou Instagram.

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