Tendência

7 técnicas de composição de fotos usadas na série O Gambito da Rainha

O fotógrafo Martin Kaninsky do canal About Photography se disse impressionado com o trabalho do diretor de fotografia Steven Meizler, da série da Netflix O Gambito da Rainha (veja o trailer no fim do post). Segundo Martin, a composição cenas da série é absolutamente brilhante. “Os episódios da série O Gambito da Rainha estão entre aqueles em que você pode pausar em quase qualquer quadro e ver uma composição excepcional”, disse o fotógrafo. Por isso, ele fez um vídeo e um texto excelente mostrando 7 técnicas de composição de fotos usadas na série. Primeiro, veja o vídeo abaixo e depois leia o texto:

1. Simetria na série O Gambito da Rainha

Freqüentemente, as linhas principais também vêm com outra “regra” de composição, que é a simetria. Isso vem como uma regra mais deliberada, já que composições simétricas e assimétricas têm seu uso.

Uma vez que geralmente tendemos a buscar o equilíbrio da esquerda para a direita e com mais peso na parte inferior, uma composição equilibrada é mais agradável aos nossos olhos. Embora a simetria seja usada principalmente em fotografia de arquitetura, ela também pode ser usada com pessoas.

7 técnicas de composição de fotos usadas na série O Gambito da Rainha - simetria

Beth é colocada de forma simétrica e assimétrica durante a série e, conforme a história avança, essas composições têm impactos diferentes.

2. Linhas Principais

Um dos objetivos de uma boa composição é guiar os olhos do espectador através das fotos. Isso é idealmente alcançado sem que seu público perceba muito, e as linhas principais são uma das melhores técnicas que você pode usar.

Como tendemos a seguir linhas no mundo real, fazemos o mesmo quando olhamos as imagens. Eles subconscientemente nos dizem para onde olhar. Especialmente se eles compartilham a mesma direção.

Esta técnica tem sido usada por muitos fotógrafos mestres e o Gambito da Rainha tira o máximo proveito dela. As linhas geralmente apontam para o assunto principal, Elizabeth Harmon, destacando-a ou apontando para melhorar a história sem usar palavras.

3. Padrões e ritmo

Uma coisa que você também pode ver no show é o uso de padrões e ritmo. Ao assistir a série percebi que o motivo pelo qual gostava de tantas cenas era que elas tinham muitos interesses visuais, geralmente de fundo. O uso dos padrões, arquitetura e design geral dos anos 50 e 60 é excelente.

7 técnicas de composição de fotos usadas na série O Gambito da Rainha - padrões e ritmo

O próprio ritmo dita como seus olhos se movem ao redor da imagem. Então, quando estamos filmando, o que podemos fazer é procurar um padrão de elementos repetitivos e perturbar esse ritmo com a pessoa, assim como eles fazem nesta série.

4. Molduras e subestruturas

Por falar em frames e subframes, o show usa muito essa técnica. Começa com o tabuleiro de xadrez, que geralmente é mostrado dentro de um círculo que contrasta perfeitamente com o design quadrado do tabuleiro.

7 técnicas de composição de fotos usadas na série O Gambito da Rainha - molduras

O show usa alguns frames menos óbvios, como quando Elizabeth rasga sua cama para poder olhar o teto no segundo episódio, bem como portas e janelas mais convencionais que, por exemplo, neste aqui isolam o assunto, para mostrar os dois mundos diferentes de Elizabeth, as colegiais e o contraste entre eles.

5. Espaço negativo na série O Gambito da Rainha

7 técnicas de composição de fotos usadas na série O Gambito da Rainha - espaço negativo

A série é surpreendentemente muito escura quando focamos na iluminação, e isso geralmente resulta em muito espaço negativo ou isolamento dos assuntos. Isso pode ser usado para evocar todos os tipos de emoções ou dizer ao público para onde ele deve olhar. Espaço negativo é algo frequentemente usado em fotografia para mostrar o vazio, o isolamento ou a solidão das pessoas.

6. Profundidade e camadas

7 técnicas de composição de fotos usadas na série O Gambito da Rainha

Também gosto de como eles trabalharam com profundidade e camadas, o que ajuda a estabelecer o personagem no mundo. Como no exemplo acima, onde você vê o primeiro plano, o meio-termo e o plano de fundo, criando profundidade na imagem. Muitas dessas técnicas também são usadas em combinação umas com as outras.

7. Close-ups e retratos na série O Gambito da Rainha

Finalmente, o programa também usa frequentemente close-ups. Você deve ter notado que a câmera tira closes / retratos extremos dos personagens durante os momentos intensos do show. Geralmente começa com um tiro clássico, um tiro reverso sobre o ombro e continua mais perto conforme a tensão aumenta.

Ao filmar, você pode usar essa técnica para aumentar a tensão segurando a cena por mais tempo – algo que é impossível na fotografia, porque, bem, é apenas um quadro. No entanto, o que a fotografia e a cinematografia têm em comum ao usar essas técnicas é que elas forçam o espectador a se concentrar estritamente no assunto e ajudam com a mensagem da foto.

Muitas vezes tento encontrar desculpas para ficar em casa e assistir TV quando há muitas outras coisas que provavelmente deveria estar fazendo. Especialmente, porque, você provavelmente deve ir fora para a prática da fotografia. Mas, quando a pandemia finalmente acabar, a câmera de Steven Meizler será minha nova desculpa favorita.

Se você ainda não conhecia a série O Gambito da Rainha, veja abaixo o trailer:

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *