Dicas de Fotografia Equipamentos de fotografia

7 razões pelas quais lentes Olho de Peixe são impressionantes

Foto: Albert Dros

As lentes olho de peixe (ou fisheye, em inglês), despertam sentimentos extremos. Enquanto alguns fotógrafos ficam maravilhados pelos ângulos extremos e distorções que elas produzem, outros profissionais às evitam justamente por causa dessas características.

“Eu tenho que admitir que estava um pouco cético quanto as lentes olho de peixe. No entanto, depois de usar a Samyang 12mm f/2.8 fisheye por um tempo eu comecei a amá-la. Há tantas possibilidades com lentes olho de peixe. E o mais importante de tudo, elas são super divertidas de usar!”, diz o fotógrafo Albert Dros. A partir de sua experiência, ele listou 7 motivos para amar as lentes fisheye, originalmente publicados em seu blog. Confira:

1. Componha com a distorção

Muitas vezes a distorção pode ser irritante. Mas isso não precisa ser assim. Use a distorção da fisheye a seu favor. Encontre cenas em que o efeito olho de peixe realmente acrescente algo à imagem. Quando usada de forma correta, a distorção da fisheye pode ser agradável aos olhos – e pode ser preferível a uma lente grande-angular normal. Tente usar as linhas distorcidas e curvas como uma forma de guiar o espectador através da imagem.

Nesta foto de Hong Kong, os edifícios ligeiramente distorcidos funcionam bem em combinação com as linhas curvas das estradas abaixo:

Foto: Albert Dros
Foto: Albert Dros

2. Amenize a distorção

Por vezes, as lentes de olho de peixe podem ser usadas como grandes ângulos extremas. Ao colocar a linha do horizonte no meio do quadro ele pode ficar quase em linha reta. Na pós-produção, as linhas curvas também pode ser esticadas para obter uma imagem com um largo ângulo.

Foto: Albert Dros
Foto: Albert Dros

3. Use formas redondas para criar grandes composições

Uma lente olho de peixe geralmente curva linhas retas. Então, se você fotografar formas redondas com ela, a curva fica menos perceptível. Experimente tubos, escadas redondas, cruzamentos, etc.

Esta foto foi tirada de um edifício curvo, onde a olho de peixe funcionou muito bem. O horizonte curvo finaliza a imagem, fazendo um círculo completo:

Foto: Albert Dros
Foto: Albert Dros

4. Aponte para cima

Você pode obter algumas linhas muito loucas quando apontar uma lente olho de peixe para cima ou parcialmente para cima (com o solo ainda no quadro).

Foto: Albert Dros
Foto: Albert Dros

A lente fisheye foi usada aqui para obter uma visão super ampla para cima. O edifício curvo à direita ajuda aqui, fazendo você nem notar que esta foto foi feita com um olho de peixe.

5. Uma lente olho de peixe é ótima para fotos de bastidores

Foto: Albert Dros
Foto: Albert Dros
Foto: Albert Dros
Foto: Albert Dros

6. Você pode usá-la em retratos

Tente fazer selfies ou retratos com grande angulares extremas. Não coloque o assunto muito perto da borda ou você vai ter muita distorção.

7. Criatividade

A lente olho de peixe nas mãos certas pode criar algumas imagens que não seriam possíveis com lentes normais. Tente manter a sua lente olho de peixe em sua câmera por um longo período de tempo e apontá-la para todos os lugares. Você vai se surpreender com coisas interessantes que você pode ver na tela de sua câmera em comparação com o que você vê com seus próprios olhos.

Foto: Albert Dros
Foto: Albert Dros

Esta é uma foto de um complexo tubular de apartamentos, tirada a partir do andar do meio e depois virada em 90º para obter essa perspectiva louca. Usar uma lente olho de peixe abre um mundo de possibilidades. Seja criativo e divirta-se!