Dicas de Fotografia

7 passos para fazer uma caixa de luz para tirar fotos de produtos

Uma caixa de luz ou lightbox pode ser um acessório muito útil para fazer fotografias de pequenos objetos e produtos, principalmente agora com muitas lojas precisando para colocar seu negócio online, fazer esse tipo de imagem pode ser uma ótima oportunidade de rendimento. Mas se você não tem interesse ou disponibilidade de investir muito, é possível criar uma lightbox em casa mesmo. O site Etsy publicou um guia com 7 passos de como fazer uma lightbox de baixo custo. Veja abaixo cada etapa:

1. Materiais necessários para fazer a Lightbox

  • Folha de foan grande (25 x 60 cm)
  • Folha de papel grande (tamanho A3)
  • Rolo de fita isolante
  • Rolo de papel alumínio
  • Duas lâmpadas de mesa com grampos
  • Estilete
  • Régua
  • Lápis

2. Meça e corte a placa de foan com um estilete

Meça 15 cm de cada borda da placa de foan e risque uma linha usando o lápis. Use o estilete para marcar a placa ao longo da linha, tomando cuidado para não cortar toda a espessura da placa. Uma folha de placa de foan é feita de uma camada de espuma entre as camadas de papelão e você só precisa cortar o suficiente para permitir que ela se dobre facilmente.

3. Dobre a placa de foan numa borda reta

Usando uma borda reta (de uma mesa, por exemplo), dobre sua placa de foan nos dois pontos riscados em 15cm com o leve corte feito pelo estilete explicado no passo anterior. Em seguida, passe a fita isolante ao longo da dobra para torná-la mais rígida.

4. Dobre cerca de 3cm a borda do papel A3

Faça uma dobra no papel A3, cerca de 3 cm da borda. Encaixe o papel sobre a placa de foan para criar um fundo infinito.

5. Cole a placa de foan na mesa

Use um pouco de fita isolante para colar a placa de foan na mesa.

6. Faça um topo para a Lightbox com papel alumínio

Corte um pedaço de papel alumínio para usar no topo.

7. Coloque as lâmpadas na sua Lightbox

Anexe as duas lâmpadas à mesa e aponte para a parte superior (em direção à folha de alumínio). Isso difunde a luz e cria sombras mais suaves do que apontar a lâmpada diretamente para seus produtos. Pronto! Sua Lightbox está construída e pronta para você começar a fotografar. Continue a ajustar a posição das luzes e ângulo da sua câmera até ficar satisfeito com os resultados.

Uma lightbox para luz natural

Você prefere fotografar com luz natural? Também é possível criar sua própria lightbox para a luz solar. Para fazer uma, construa uma caixa de três lados com fundos adequados ao seu produto. Colocar uma folha branca de papel ou placa de foan em um ou mais lados da caixa ajudará a rebater mais luz natural em seu produto. Posicione sua lightbox perto da janela, com luz brilhante filtrada através de uma cortina ou leve-a para fora em um dia nublado.

*Texto original do jornalista Cid Costa Neto e atualizado pela equipe do iPhoto Channel.