Depois de algum tempo fotografando vamos perceber que pequenos hábitos vão sendo criados. Muitas vezes esses hábitos nos ajudam em alguns processos como não esquecer nada na checagem de equipamento ou não deixar nenhum material no local fotografado. Mas nem todo fotógrafo percebe que essas pequenas manias existem dentro deles. Algumas podem ser realmente boas e engraçadas, mas outras precisam ser revistas.
1) Fazer checklist: a checagem do material pode ser algo engraçado em alguns fotógrafos. Falar em voz alta, escrever no papel, usar algum tipo de aplicativo ou anotar no celular. Cada um tem uma forma diferente de criar o seu checklist e assim garantir que todos os materiais necessários estão indo e voltando para mais um dia de trabalho. Já reparou como você faz o checklist?
2) Deletar fotos direto na câmera: a tela da câmera nem sempre vai te mostrar a qualidade da imagem a ponto de decidir se vale a pena deletá-la ou não. É claro que quando a fotografia está ruim de verdade é possível identificar e apagar do cartão de memória, mas em outros casos manter uma imagem duvidosa pode ser vantajoso.
3) A quantidade de fotos nunca será o suficiente: o fotógrafo que já realizou um trabalho e saiu pensando “será que eu fiz fotos o suficiente?” vai entender perfeitamente essa frase.
4) Fotografar em dias perfeitos: sempre tem aquele fotógrafo que se recusa a fotografar em um dia que não está perfeito para a fotografia. É claro que alguns ensaios exigem essa exceção, mas será esse o seu caso? Não deixe que a busca do dia perfeito estrague a sua criatividade e produtividade.
5) Não passar as fotos imediatamente para o computador: procrastinação é algo que os fotógrafos precisam deixar de lado. Primeiro porque isso não faz nada bem para a sua produtividade e segundo que fotógrafos lidam com equipamentos eletrônicos que podem dar algum pane apagando todas as fotografias daquele ensaio recém realizado. Já pensou?
6) Nunca está bom o suficiente: alguns fotógrafos possuem a ideologia de que nada está bom o suficiente, buscando sempre melhorar suas fotografias e chegar ao máximo de sua capacidade. Mas será que toda essa cobrança está te fazendo bem? Ter a consciência de que é preciso melhor alguns pontos no seu trabalho com certeza irá te ajudar mais do que criar uma auto cobrança destrutiva.
7) Nunca parar de fotografar: porque o amor pela fotografia é infinito e fotógrafos estão sempre preparados para captar um momento especial.