Tendência

7 livros de fotografia que todo fotógrafo deveria ler

Apesar de existir muita informação sobre fotografia circulando nas redes sociais, nada se compara a densidade e qualidade de um bom livro de fotografia. Por isso, reunimos neste post 7 livros de fotografia fundamentais para fotógrafos profissionais e amadores para aperfeiçoar seu olhar, suas técnicas e conhecimentos sobre a arte de fotografar.

1. O Olho do Fotógrafo: Composição e Design para Fotografias

livros de fotografia

O Olho do Fotógrafo é um livro que aborda o design como fator mais importante na criação de uma imagem fotográfica de sucesso. A habilidade de enxergar o potencial para uma imagem forte e depois organizar os elementos gráficos em uma composição atraente e eficiente sempre foi crucial no ato de fotografar, segundo o autor Michael Freeman.

Essencial para fotógrafos modernos, o livro O Olho do Fotógrafo explora todas as abordagens de composição e de design tradicionais e, principalmente, trata de técnicas digitais como a costura de imagens e a imagem HDR, que usam novas tecnologias para ampliar as possibilidades do meio sem comprometer a visão do fotógrafo. Para comprar O Olho do Fotógrafo acesse esse link da Amazon Brasil.

2. O clube do bangue-bangue

livros de fotografia

Um grupo de quatro fotojornalistas registra os momentos de violência e brutalidade que dominou a África do Sul entre 1990 e 1994, período entre a saída de Nelson Mandela da prisão e sua ascensão como presidente. Trabalhando para jornais sul-africanos e agências internacionais, os amigos Ken Oosterbroek, Kevin Carter, João Silva e Greg Marinovich fotografavam os conflitos na periferia de Joanesburgo – o que lhes fez ganhar o apelido de “clube bangue-bangue”.

Shutter Stock Shutter Stock

Suas fotos contribuíram para chamar a atenção do mundo para o que ocorria na África do Sul e renderam prêmios internacionais, como o Pulitzer. Para comprar O Clube do Bangue Bangue acesse esse link da Amazon Brasil. Leia também: A história por trás da foto “o abutre e a menina”

3. Ver é um todo: Entrevistas e Conversas 1951 – 1998, de Henri Cartier-Bresson

livros de fotografia
Melhores livros de fotografia

Cartier-Bresson foi um dos pais do fotojornalismo. É conhecido por suas fotos que capturavam o “momento decisivo” – um conceito criado por ele em referência à fração de segundo única e precisa em que o fotógrafo consegue registrar uma cena, com composições que nunca mais se repetirão da mesma forma. Este livro reúne 12 conversas com o francês, que refletem a forma como ele via a fotografia e a sociedade.

“Livro imprescindível para os novos e velhos fotógrafos. Uma lição de vida e determinação, amor e criatividade de um dos maiores fotógrafos da segunda metade do século 20 Inspirador para aqueles que querem mergulhar na fotografia como linguagem plástica e caminho de conhecimento”, disse Araquém Alcântara a revista Forbes. Para comprar Ver é um todo: Entrevistas e Conversas 1951 – 1998, de Henri Cartier-Bresson acesse esse link da Amazon Brasil.

4. Ligeiramente fora de foco, de Robert Capa

livros de fotografia
Melhores livros de fotografia

Neste livro autobiográfico, Robert Capa (1913-1954), o mitológico fotógrafo que produziu os mais incríveis registros de guerra mostra que também é um contador de histórias nato. Em seus relatos, ele fala de sua vida privada e profissional, das suas experiências como correspondente de guerra, da convivência com seus amigos John Steinbeck e Ernest Hemingway, e de sua namorada, a atriz Ingrid Bergman. Capa, que dizia que suas imagens eram “ligeiramente fora de foco, um pouco sub-expostas e a composição não é nenhuma obra de arte”, cativa o leitor numa narrativa fluente e hipnótica, com simplicidade e humor, compondo um brilhante relato histórico.

“Robert Capa, considerado um dos mais importantes fotógrafos de conflito e um dos fundadores da lendária agência Magnum de fotojornalismo, tem um texto delicioso e nos conta parte da história do século 20, vivida e vista por ele por meio das lentes fotográficas”, disse Simonetta Persichetti. Para comprar Ligeiramente fora de foco, de Robert Capa acesse esse link da Amazon Brasil.

5. Fotografia Avançada de Langford: Guia Completo para Fotógrafos

livros de fotografia
Melhores livros de fotografia

Clássico entre as publicações de fotografia, este guia combina um alto nível de detalhes técnicos com uma escrita simples e direta, sendo uma fonte de consultas indispensável para estudantes e fotógrafos amadores.

Atualizado para incluir as novas tecnologias e metodologias, aborda inúmeros aspectos da fotografia, entre eles equipamentos, objetivas, sensores, iluminação, fluxo de trabalho digital e analógico, reprodução, arquivamento e mercado de trabalho e desafia o leitor a ultrapassar as barreiras da fotografia tradicional. Ao final de cada capítulo, resumos e propostas de projetos ajudam a fixar o conteúdo e testar as habilidades aprendidas. Para comprar Fotografia Avançada de Langford: Guia Completo para Fotógrafos acesse esse link da Amazon Brasil.

6. Manual do fotógrafo de rua

Melhores livros de fotografia

Manual do fotógrafo de rua celebra o espírito da fotografia de rua com instruções inspiradoras para ajudar você a capturar o momento urbano perfeito. Por meio de 20 tutoriais de projetos simples sobre temas como “Sequências”, “Sombras” e “Objetos”, além de cativantes perfis ilustrados de 20 fotógrafos de rua aclamados internacionalmente, como Bruce Gilden, Nils Jorgensen e Trent Parke, o autor David Gibson proporciona um tour visual por essa modalidade – perfeito para quem pretende se tornar um fotógrafo de rua.

Esta nova edição apresenta obras inspiradas de artistas emergentes no cenário da fotografia de rua, dicas atualizadas sobre o Instagram e um prefácio do renomado fotógrafo de rua Matt Stuart. Para comprar acesse esse link da Amazon Brasil.

7. Inteligência visual: Aprenda a arte da percepção e transforme sua vida

“Um livro fascinante que fará você ver o mundo com muito mais clareza, transformando sua maneira de lidar com desafios e oportunidades”, disse LEONARD MLODINOW, autor dos best-sellers O andar do bêbado e Subliminar.

Inteligência visual é a capacidade de ver o que está lá e os outros não veem; ver o que não está lá e deveria estar; ver os pontos positivos e os negativos, as oportunidades e as vantagens. É um conjunto de habilidades que todos nós possuímos, mas poucos sabem como usar corretamente.

Com base em seu celebrado e inovador método de análise de obras de arte, Amy Herman nos mostra como aprimorar nossa capacidade de observar, perceber e comunicar melhor o que vemos. Há mais de uma década Herman vem treinando especialistas de áreas diversas (como agentes do FBI e da CIA, executivos e médicos) a reconhecer o que de fato é essencial numa determinada cena ou situação. Agora ela oferece ao leitor esse guia único para ver com mais clareza o que está à nossa volta.

Seja você um executivo que deseja entender sua empresa, um pai ou uma mãe que quer compreender melhor seu filho ou simplesmente alguém que deseja ter uma percepção mais clara de qualquer situação – com Inteligência visual você verá o que é mais importante sob uma luz completamente nova. Aprender a ver o que importa pode mudar o seu mundo. Abra os olhos e veja como. Você vai descobrir que nem sabia que eles estavam fechados. Para comprar acesse esse link da Amazon Brasil.

Artigos relacionados