Quem ama fotografia, normalmente, também é apaixonado por filmes e cinema. Afinal, filmes são a fotografia em movimento. Então, observar a luz e a composição cinematográfica ajuda muito na evolução da sua fotografia. Por isso, fizemos uma lista com 7 filmes com uma excelente fotografia e que todo fotógrafo deveria assistir:
1. O Grande Hotel Budapeste
Escolhemos O Grande Hotel Budapeste como o de melhor fotografia porque é o mais dinâmico e o mais ousado visualmente. Simetria e paletas de cores vibrantes são apenas alguns dos estilos da assinatura do diretor Wes Anderson, e seus filmes parecem completamente diferentes de qualquer outro filme de qualquer outro diretor.
2. O Regresso
Você pode pausar O Regresso (The Revenant) em qualquer ponto do filme e se surpreender com a imagem estática na tela. As tomadas panorâmicas viscerais do diretor Emmanuel Lubezki das planícies nevadas de Dakota parecem ter saído diretamente da National Geographic.
3. Dunkirk
Dunkirk é tão impressionante quanto A Origem (vencedor do Oscar de Melhor Fotografia). Hoyte van Hoytema é o diretor de fotografia por trás do filme, filmando em 65mm IMAX e 65mm em grande formato. Dunkirk é escassa em diálogos, mas pesada em atmosfera, dividida em três aspectos distintos – terra, ar e mar – da Batalha de Dunkirk.
4. O Farol
O diretor Jarin Blaschke nos abençoa com grãos cheios de nostalgia e filmes em preto e branco que nem são produzidos desde a década de 1920. O efeito foi emulado especificamente para o filme. A estética antiga do Farol combina perfeitamente com o cenário do século XIX e o enredo abstrato. A proporção quadrada e o uso preciso do quadro dentro de um quadro dão a O Farol uma sensação quadrada e isolada (que se encaixa perfeitamente com todo o filme ambientado em uma ilha segregada).
5. Blade Runner 2049
Roger Deakins volta a aparecer com paisagens ainda mais enevoadas e escurecidas em Blade Runner 2049 , que deu novas dimensões artísticas ao gênero de ficção científica. Este filme envolveu a tela com neblina laranja e iluminação neo-noir, e foi ótimo.
Deakins ganhou um Oscar por seu trabalho cativante em Blade Runner 2049 , privilegiando silhuetas nítidas e panoramas cinematográficos. Os cenários áridos do deserto – repletos de estátuas altas e quebradas – contrastam com a cidade distópica superlotada.
6. O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford tem uma fotografia incrível. Roger Deakins nos impressiona com seu uso criativo da iluminação, usando-a para guiar nossos olhos com cintilações e chamas, sem medo do espaço negativo. A câmera desliza sem esforço para conectar a imagem com o significado, mantendo o ritmo lento do filme.
7. Macbeth
Nunca houve uma cena de batalha tão elegante ou poética como a de Macbeth . O diretor de fotografia Adam Arkapaw transforma sangue, sujeira e poeira em cores ricas e esfumaçadas sem perder a força ou a tensão.
Uma espécie de beleza assombrosa é realizada por Macbeth , casando o melodrama lírico de Shakespeare com a brutalidade do assassinato e da guerra. Os visuais expressionistas de Arkapaw foram filmados em formato anamórfico, evocando a elegância rústica da arte na Idade Média.
Leia também: 10 vencedores do Oscar de Melhor Fotografia