Podemos considerar que os retratos sempre foram “os mais pedidos” da fotografia, e até mesmo desde antes da câmera nascer. A luz é primordial nos retratos, é ela quem vai trazer uma expressividade significativa e alcançar seu objetivo narrativo. O canal no Youtube Mango Street mostrou com exemplos e um vídeo prático os 7 esquemas de luz que podemos usar em retratos de pessoas. Veja abaixo:
1. Iluminação Borboleta (Luz butterfly)
O nome se dá pelo fato de que essa luz vai criar uma sombra sob o nariz, bochecha e queixo do fotografado, portanto não mude-a de posição. Posicione a luz vindo de cima e apontando para a pessoa.
2. Iluminação de Loop
Nesta iluminação a sombra é mais acentuada. Faça que nem a iluminação borboleta posicione a luz vindo de cima e apontando para a pessoa e vira fonte de luz para esquerda ou direita, escolha o lado que achar melhor.
3. Iluminação Rembrandt
Essa é uma das iluminações mais queridinhas e apresenta um ar de dramaticidade maior a fotografia. Perceba que a sombra do nariz se conecta com a bochecha, e forma um triângulo abaixo do olho menos iluminado. Posicione a fonte de luz como a do loop, vindo de cima, virando para esquerda ou direita, mas desta vez com um ângulo maior. Essa também pode ser chamada de iluminação 45º.
4. Iluminação dividida
Procura um ar misterioso para o seu retrato? Então pode aplicar essa iluminação. Aqui o spot de luz fica bem lateral do fotografado, deixando um lado bem iluminado e o outro praticamente nulo.
5. Iluminação do aro
Essa iluminação é a que vai separar o fundo e o fotografado. Para realizá-la posicione uma luz atrás da pessoa e incline para o topo da cabeça, mas atenção, essa fonte de luz precisa ser mais forte que o spot à frente.
6. Iluminação ampla
Aqui iremos destacar um lado do rosto, deixando o outro mais escuro. O modelo precisa dar uma leve afastada da luz e olhar para câmera. Essa luz vem de cima para baixo.
7. Iluminação Curta
A iluminação curta é como se estivéssemos movendo o spot de luz para o outro lado da pessoa fotografada. Deixando uma área maior de iluminação, e mais perto do assunto. Já não há tanta sombra como antes.
Fonte: Mango Street