7 dicas para ter sucesso na fotografia, por Felipe Ferreira
O sucesso é muito relativo, até porque uma pessoa pode ser completamente realizada financeiramente, mas incompleta profissionalmente. Aliar estes e outros aspectos não é tarefa fácil, mas o primeiro grande passo para o sucesso do seu negócio é a sua própria realização enquanto empreendedor e artista. Não existe receita de bolo, não há nenhuma fórmula mágica, mas deixar seu negócio a esmo, esperando alguma coisa acontecer é um risco inaceitável para um empreendedor. Pensando nisso, separei algumas dicas que acho essenciais para ajudar você a ser cada vez mais um fotógrafo empreendedor.
1. Sonhe
Acredite, se algum dia conquistei alguma coisa foi porque sonhei com isso antes. É preciso mentalizar e realmente desejar algo, jogar isso para o universo. Não é uma questão espiritual ou de leis cósmicas, trata-se simplesmente de criar um estado mental inconsciente, ou seja, mesmo sem ficar diretamente pensando em algo, você estará treinando sua mente para seguir um rumo para seu objetivo.
2. Planeje
É o segundo passo depois de sonhar. Só sonhar não traz nenhuma recompensa se você não planejar como chegará lá. É a hora de fazer um planejamento de como será esse caminho para seu sonho. Se existirem adversidades que alterem esse caminho, você precisa ser resiliente e saber não se frustrar se algo der errado. Planejamento é fundamental para não sair do foco e saber retornar para o caminho, já que você sabe aonde quer chegar.
3. Faça acontecer
O terceiro passo é a mão na massa. Rezar para o anjinho da guarda e não responder nenhuma questão na prova não trará nota dez, tampouco três estrelinhas por mérito. É preciso acordar cedo (ou, como muitos fotógrafos, dormir tarde!). Suor é um dos sinais de que as coisas estão acontecendo. E fazer por fazer também não basta, nada adianta trabalhar se você não está feliz, isto não é sucesso nem aqui nem na China!
4. Não seja imediatista
Não dê ouvidos para os pessimistas. Certa vez ouvi um escritor falando: ninguém ergue estátuas para os críticos, erguem para os artistas. Muitos farão você se sentir um fracassado porque está a um, dois ou dez anos no mercado e ainda não obteve sucesso. Lembre-se de duas coisas: sucesso é relativo e grandes gênios da humanidade ficaram no anonimato mesmo depois de décadas tentando reconhecimento.
5. Qualidade de vida pessoal
O sucesso está diretamente ligado ao agora, ao presente! Não fique pensando que amanhã você vai ser feliz, o que importa é o hoje. O melhor de subir uma montanha não é estar lá em cima, é apreciar cada dificuldade passo-a-passo durante a caminhada (e acredite, eu já subi várias, literalmente). Se você não está realizado com o que faz, mude! Não precisa deixar de fazer algum processo, mas aprenda a enxergar o lado bom de cada coisa, isso te fará uma pessoa mais serena e realizada. Não existe nenhum trabalho 100% perfeito e prazeroso, todos tem um lado negativo, enxergue o positivo!
6. Qualidade de vida empresarial
Os negócios influenciam completamente no nosso dia-a-dia pessoal, por isso uma empresa bem organizada fará você se sentir muito melhor. E não me venha com desculpas de que você consegue se desligar 100% da empresa depois do horário, oras, não é de lá que vem o teu salário? Pense que seu empreendimento precisa estar organizado, você precisa saber de onde sai e de onde entra o dinheiro e se precaver em possíveis problemas. Por isso, a segurança jurídica é fundamental. Não há nada pior do que um problema sério para resolver. Tenha um bom orçamento, um bom contrato, uma boa planilha financeira e não faça boquinha na hora de contratar um especialista para isso, afinal, sua empresa e você merecem ter qualidade de vida e não há nada melhor que deitar no travesseiro e dormir tranquilo.
7. Evolua
Alie a evolução com saber esperar (novamente não seja imediatista), este é um grande mal das novas gerações. Aprenda a enxergar cada uma das evoluções da sua fotografia e do seu negócio. As coisas não acontecem do dia para noite, o mais importante é estar em uma constante crescente, sem esquecer de ser feliz no presente. Evolução também exige mudança e, por lógica, o ser humano não está habituado a sair da zona de conforto. Explore, estude, evolua e saiba aproveitar o que há de bom em cada uma das etapas, afinal, sucesso é principalmente ser feliz!