7 dicas para fotografar silhuetas

Quando estamos fotografando na rua, conseguir captar a silhueta perfeita é um momento muito feliz. Porém, nem todo assunto pode gerar uma silhueta interessante e é preciso estar com o olho atento para captar o momento certo.  Confira a seguir algumas dicas para acertar melhor o clique de silhuetas.

  1. Defina as configurações de sua câmera para esse fim

Para fotografar uma silhueta, você tem que assumir o controle de sua câmera primeiro. Primeiro de tudo: seu flash precisa estar desligado, caso você costume deixar ele no automático. A exposição precisa ser definida para os destaques e a luz do fundo, não para o assunto em si.

Foto: Valerie Jardin
Foto: Valerie Jardin

Ou seja: não se importe se sua câmera disser que o assunto está exposto incorretamente, pois a intenção não é mesmo captar o objeto principal bem exposto. A ideia é que o assunto fique escuro. O foco pode ser complicado, já que você está apontando para o fundo. Se for possível, foque manualmente. Outra dica é deixar a abertura pequena (a partir de f/16, por exemplo), assim o foco se distribuirá mais facilmente por toda a cena.

  1. Não tenha medo de estourar a luz do fundo

Estamos acostumados a expor corretamente, mas não tenha medo se, para pegar a silhueta, você precise estourar a luz de fundo. Expor corretamente é uma coisa boa para se manter em mente se você está clicando contra o pôr do sol, nascer do sol ou a luz da lua, por exemplo.

Foto: Valerie Jardin
Foto: Valerie Jardin

O resto do tempo, a menos que os detalhes no fundo adicionem algo à sua história, você pode tranquilamente super expor essa parte. Sua silhueta vai se destacar mais em um fundo branco e discreto.

  1. Aprenda a reconhecer uma boa silhueta

Agora que você sabe a técnica básica para fotografar uma silhueta, a peça mais importante é ser capaz de ver um assunto potencialmente bom para esse tipo de fotografia. Muitos elementos entram em jogo.

Foto: Valerie Jardin
Foto: Valerie Jardin

É importante notar se o contorno do corpo está bem definido. Você deve ser capaz de reconhecer essa forma de imediato. Se o assunto está voltado para você ou de costas, deve haver espaço entre os braços e o corpo, as pernas devem ser bem definidas também. Se você está fotografando uma pessoa olhando para os lados, as características de seu rosto devem ser bastante claras.

  1. Evite obstruções

Evite obstruções na frente e atrás do objeto. O tempo é importante para captar o momento. Silhuetas de placas ou outras obstruções podem arruinar o clique. Posicione-se de forma a conseguir a melhor foto possível.

Foto: Valerie Jardin
Foto: Valerie Jardin

Nesta imagem, se o clique fosse um pouco antes no tempo, a placa poderia ter ficado na cabeça da mulher, criando uma composição um tanto confusa.

  1. Tente adicionar alguns efeitos

O brilho do Sol pode ser um bônus adicional a uma fotografia de silhueta.

Foto: Valerie Jardin
Foto: Valerie Jardin

Desafie-se, solte sua criatividade. Na rua a milhões de opções de objetos que já estão lá para contribuir com sua história. Por exemplo, a luz de um poste na noite pode dar o mesmo efeito que o brilho do Sol.

  1. Tente uma abordagem minimalista

Encontre uma arquitetura interessante, por exemplo, ou paisagem urbana e espere por alguém passando para introduzir o seu quadro. Mesmo pequeno, o elemento humano se torna o ponto focal.

Foto: Valerie Jardin
Foto: Valerie Jardin
  1. Melhore no pós-processamento

Se você usa o Lightroom ou Photoshop, pode facilmente ajustar a sua fotografia usando contraste, destaques, sombras para retoques finais, chegando no olhar que você imagina. Esse pós-processamento também vale para fotografia analógica, pois é possível controlar o contraste, por exemplo, na ampliação.

Foto: Valerie Jardin
Foto: Valerie Jardin

FONTE: DPS

newborn_banner

Sair da versão mobile