7 dicas para extrair o melhor da Fotografia Lifestyle

“Junta todo mundo aí que eu vou tirar uma foto”. A famosa frase parece um prenúncio de que lá vem uma foto forçada, de pessoas abraçadas, simulando um sorriso sem graça, fazendo “cosplay” de gente feliz. A fotografia de família, casais, crianças, do cotidiano não precisa ser óbvia.

O ensaio Lifestyle é a modalidade da fotografia que procura clicar uma situação como se as pessoas não soubessem que estão sendo fotografadas. Muitas técnicas vieram do fotojornalismo, mas capturar a cena, sem muita interferência do fotógrafo, é uma arte que poucos dominam. É um exercício de técnica, composição, olhar e sensibilidade. Eu considero que é, acima de tudo, um exercício de invisibilidade, já que o objetivo é registrar a cena e parecer que você, fotógrafo, não estava lá. Sem essa de fotos posadas, forçadas e abraçadas.

  1. Crie o poder de invisibilidade

Pratique a sua melhor técnica de invisibilidade. Explico: nesse tipo de ensaio, quanto menos você interferir na cena, melhor será o treino e o resultado será mais natural. Em tempos de smartphones, fotos na frente do espelho e biquinhos, parece que todo mundo já anda por aí com um catálogo de poses. Torna-se cada vez mais difícil extrair naturalidade até de uma criança. Para evitar sorrisos forçados, mão na cintura ou aquele perfil típico de selfie no espelho do banheiro, tente parecer invisível. Lance mão das suas teleobjetivas e pratique o seu olhar apenas como observador no dia a dia.

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
  1. Movimente-se

Faça um bom alongamento antes do ensaio. Você vai precisar se movimentar, abaixar, esticar, deitar no chão. Nesse tipo de ensaio, dificilmente há espaço para tripé e, por vezes, nem o cômodo zoom da sua lente vai te ajudar se você quiser criar ângulos inusitados. Mexa-se, um passo para direita ou para esquerda pode revelar ângulos novos.

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
  1. Vá para cenários variados

Procure formas de fazer o seu “modelo” interagir com o cenário. Mas não falo daqueles cenários montados em estúdio, no estilo Newborn. Procure cenários naturais, tire o seu fotografado do tedioso fundo branco. Pode ser um apartamento, casa, parque, praia e até uma rua. O cenário pode trazer muita inspiração: se for um quarto, por exemplo, uma guerra de travesseiros entre pais e filhos pode ser o fio condutor para um ensaio cheio de ação e naturalidade. É diversão garantida.

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
  1. Sugira de cena

A dica é deixar as pessoas a vontade, sem muita interferência. Porém, você pode sugerir uma cena. Assim como no tópico acima, em que sugeri uma guerra de travesseiros, se o seu cenário for um parque, por exemplo, crie cenas com os elementos do local. Parque têm árvores, pipoqueiro, brinquedos. Evite a atuação: a cena pode ser sugerida, mas jamais forçada. Voltando ao exemplo do tópico anterior, você tem o cenário, que é o quarto, a cama, os travesseiros, o pai, a mãe e a criança. Você sugere a guerra de travesseiros, deixa a cena rolar e vai fotografando.

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
  1. Deixe-se analisar por profissionais da área

Você pode procurar alguns profissionais e pedir para analisarem o seu material. Ou pode juntar colegas de profissão e fazer o mesmo pedido. Esses momentos são muito importantes, pois te ajudam a ter uma visão distanciada do seu próprio trabalho. Certamente te farão buscar melhorias para os próximos ensaios. Uma dica para essa apresentação é você montar o seu ensaio como se estivesse contando uma história. Fica lúdico para quem está analisando ou até mesmo para um possível cliente.

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
  1. Compartilhe seu material

O seu nome precisa aparecer. Tire as suas fotos do HD do computador, coloque nas redes, blogs especializados, publique em revistas. Essa visibilidade é essencial para quem trabalha com fotografia.

5 erros que fotógrafos iniciantes cometem ao compartilhar fotos na internet

  1. Reciclar é preciso

Todo fotógrafo precisa constantemente se reciclar, conhecer outros profissionais, participar de debates, encontros fotográficos e workshops. Aprender com o olhar de outro profissional é um privilégio. Além da técnica, é interessante ver a forma como o outro dirige a cena. Observar uma situação pode ser inspirador para os seus próximos projetos. Folhear revistas, livros, participar de exposições, assistir a filmes ou simplesmente olhar ao redor também é válido. Acima de tudo, quando tiver uma ideia na cabeça, fotografe!

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra

iphotofair

Sair da versão mobile