Manter-se inspirado para criar fotografias impressionantes é um desafio. Em artigo para o site Digital Photography School, o fotógrafo Kevin Landwer-Johan apresenta seis métodos que você pode usar para encontrar inspiração.
Segundo Kevin, a maioria das fotografias que vemos no dia a dia são medíocres. “Você passará rapidamente por elas e dificilmente notará a maioria delas. Outras pessoas farão isso com suas fotos em seus feeds de rede social também”, afirma. Buscar inspiração nas redes sociais não é eficaz a longo prazo se você deseja fazer fotografias verdadeiramente excepcionais.”
“Grandes coisas não são realizadas por aqueles que cedem às tendências e modas e à opinião popular” – Jack Kerouac
Foto: Kevin Landwer-Johan
1. Ler, ler, ler
Kevin sugere ler muitos livros sobre fotógrafos. “Leia histórias de como os fotógrafos tornaram-se bem sucedidos. As histórias das pessoas ensinam muitas ideias variadas que você não lê em livros de instruções ou nos tutoriais do YouTube.”
Um dos livros de fotografia favoritos de Kevin é “On Being a Photographer” de David Hurn e Bill Jay. “Esses autores foram amigos de longa data e ambos são fotógrafos e professores realizados. Eu sou inspirado por suas conversas nesse livro toda vez que eu o pego.”
Encontre alguns blogs de fotografia para seguir. Procure por fotógrafos cujo trabalho você admira e possa relacionar-se com quem está escrevendo seus próprios blogs. Leia tudo o que eles escrevem.
Não há tantas revistas de fotografia publicadas hoje em dia. Leia-os se você puder encontrar algo que goste. Pegue cópias antigas se as vir em lojas de segunda mão. Eles geralmente contêm artigos bem escritos, cuidadosamente editados e seguem estilos e temas.
2. Procure os mestres
Aprenda com os melhores. Fique atento quando as exposições de fotografia são realizadas em sua cidade. Faça questão de ver grandes exposições fotográficas, mesmo que você precise viajar um pouco. Leve um amigo fotógrafo com você. Ter outra pessoa interessada significa que você pode ter uma boa conversa sobre as fotos que ver.
Compre livros. Verifique os livros da sua biblioteca local. Livros de trabalho de vida do fotógrafo ou projetos de longo prazo. Grandes livros ilustrados pelos quais você pode navegar e aprender. Procure o que você gosta, imagens e estilos que deseja imitar.
Encontrar alguns heróis da fotografia ajudará a mantê-lo olhando para cima. Aprender como os mestres tiveram sucesso irá encorajá-lo a alcançar níveis superiores em sua própria fotografia.
3. Faça algo novo
Comprometa-se a aprender uma nova técnica. Pesquise sobre a técnica e como ela é melhor usada. Pratique isso toda vez que você usar sua câmera. Quando você tiver dominado, aprenda outra.
Faça o mesmo com o seu equipamento. Se você comprar um novo flash, refletor, filtro ou outra peça de equipamento, não se deixe comprar mais nada até dominar o equipamento que já tem.
É fácil se tornar sem inspiração fazendo as coisas pela metade. Se você tiver um novo kit ou tiver começado a aprender uma nova técnica e não se familiarizar com ela, não poderá usá-la sem esforço. Comprometendo-se a tornar-se proficiente, você desfrutará mais e será mais criativo do que frustrado.
4. Faça um projeto fotográfico
Sempre tenha pelo menos um projeto de fotografia em andamento em que você trabalhe regularmente. Estabeleça metas e faça desafios para continuar produzindo imagens cada vez melhores para o seu projeto.
Gerar um corpo de trabalho que você será capaz de olhar para trás no tempo pode ser incrivelmente motivador. Ver como suas habilidades e ideias de fotografia crescem ao longo de um período de seis meses, um ano, cinco anos ou mais, é uma valiosa fonte de inspiração.
5. Tenha amigos que também são fotógrafos
A indulgência individual em qualquer forma de expressão criativa pode deixá-lo no vácuo, a menos que você esteja completamente confiante e nunca tenha falta de inspiração. Ser fotógrafo, seja para viver ou para passatempo, é muitas vezes algo que as pessoas fazem sozinhas.
Ter alguém para trocar ideias pode ajudar na criatividade. Nem sempre é fácil encontrar pessoas para fazer isso, mas se você procurar vai encontrar. Pessoas criativamente compatíveis geralmente gravitam umas nas outras. Esteja aberto para se relacionar com outros fotógrafos.
Tome café ou uma cerveja juntos:
- Troque histórias
- Compartilhe ideias
- Encoraje um ao outro
- Pergunte
- Ajude um ao outro
- Colabore em projetos
6. Procure críticas construtivas
Tenha suas as fotos criticadas por alguém que você respeite. Encontre alguém que possa fornecer informações positivas sobre técnica, método e estilo. É necessário um pouco de coragem no começo, mas isso ajudará a mantê-lo inspirado.
Receber feedback edificante sobre o que você está fazendo de forma criativa é importante para o crescimento pessoal. Aprender a criticar seu próprio trabalho é um exercício valioso para provocar motivação. Dar um passo para trás e ter suas fotos criticadas, por alguém ou você mesmo, estimulará novas ideias.