Muitas vezes, uma composição bem realizada faz a diferença entre uma boa e uma ótima foto de paisagem. Mas, como aponta o fotógrafo Nigel Danson, a composição é frequentemente a área da fotografia que as pessoas têm mais dificuldade. Então, em seu último vídeo, ele fala sobre composição para fotografar paisagens e compartilha algumas dicas importantes para quem tem interesse nesse segmento.
A composição é sobre como os elementos são posicionados em sua foto e como eles interagem uns com os outros. Simplificando, é como tudo vem junto em uma foto. Aqui estão 7 pontos sobre os quais Nigel fala, com algumas maneiras úteis de memorizá-los e começar a implementá-los em seus planos.
1. Como eu procuro uma composição?
Primeiro, não se apresse. Tome seu tempo e explore a área antes de pegar a câmera. Nigel olha através de seu smartphone para ajudá-lo a enquadrar a cena, e então ele tira a câmera e começa a tirar fotos.
Em seguida, encontre um ponto de interesse, algo em que você irá enquadrar a imagem. Nigel dá um exemplo de uma foto onde o pôr do sol foi a primeira coisa a atraí-lo, mas ele precisava adicionar algum ponto de interesse para atrair o espectador, então ele enquadrou a imagem em torno de duas ovelhas.
Às vezes, você só quer atrair o espectador para um espaço específico, se não houver elementos individuais. Nesses casos, use camadas, luz e linhas principais. Em seguida, pense na simplicidade e remova os elementos que causam distração dos cantos do seu quadro.
Nigel pensou na sigla desses elementos para ajudá-lo a memorizá-los:
- Foco
- Luz
- Interesse
- Cantos
- Simplicidade
2. Procure Padrões
A próxima dica é procurar padrões na paisagem. Pode fazer com que os espectadores descansem os olhos em uma área específica da imagem. Além disso, você pode usar padrões para levar o espectador ao ponto de interesse.
3. Use linhas e formas
O peso visual é o modo como seu olho pousa naturalmente quando você olha para a imagem. O que você quer tentar é levar gradualmente o espectador ao seu ponto de interesse. Para fazer isso, use linhas e formas para permitir que o espectador navegue pela imagem. Use curvas S, diagonais, triângulos; conduza seu espectador pela imagem até o ponto de interesse. Dessa forma, eles podem querer procurar a imagem por mais tempo.
4. Mudando de 3D para 2D
Quando você assiste a cena com seus olhos, você a vê e a percebe de maneira diferente do que na foto. Por isso, é muito importante estar ciente disso ao criar as fotos. O que você quer fazer é capturar a história em uma imagem 2D como você a vê quando assistida em 3D.
Uma coisa que você pode fazer é adicionar textura. Isso permite que o espectador perceba a imagem mais como ela está em três dimensões. Outra maneira de fazer isso é o nevoeiro, especialmente ao fotografar árvores. Isso ajuda a criar camadas e atrai o olhar do espectador pela imagem.
5. Conte uma história
Ao fazer uma foto de paisagem, você tenta transmitir o humor e o sentimento que estavam presentes quando você estava lá. É isso que você quer mostrar ao seu espectador. Para fazer isso, use camadas e tente replicar o clima. Além disso, as cores podem adicionar muito à história.
6. Use o espaço negativo
Às vezes, o espaço negativo pode chamar a atenção para o seu ponto de interesse. Às vezes, permite que o espectador repouse imediatamente os olhos no assunto. Pode refletir a história e o humor e adicionar drama à imagem.
7. Remova distrações
Mais uma vez, Nigel reflete sobre a simplicidade. Quando seu espectador se distrai com muitos elementos, é muito provável que ele não fique por muito tempo com sua imagem. Portanto, remova as distrações do fundo e das bordas do quadro. Às vezes, um simples recorte pode ajudar.
Fonte: DIYPhotography