Tendência

7 craques da fotografia esportiva na Copa do Mundo do Catar

Além dos craques em campo, o Brasil também levou ao Catar uma seleção de craques da fotografia esportiva para fazer a cobertura fotográfica da Copa do Mundo. Diariamente, eles estão à beira dos campos com suas poderosas lentes para capturar detalhes únicos, que nunca veremos na transmissão oficial dos jogos na televisão. Por isso, escalamos a Seleção Brasileira da Fotografia Esportiva com 7 craques para você acompanhar diariamente no Instagram os melhores momentos da Copa do Mundo através da fotografia.

1. Rodrigo Villalba

7 craques da fotografia esportiva na Copa do Mundo do Catar
Rodrigo Villalba: fotógrafo esportivo

Autodidata em fotografia e especialista em Fotojornalismo Esportivo, Rodrigo Villalba é fotojornalista desde 2009. É registrado e credenciado junto à FIFA (Fédération Internationale de Football Association) como fotojornalista internacional. Já fez a cobertura fotográfica do Mundial da FIFA em 2014, no Brasil, 2018 na Rússia 2018 e agora está também no Catar.

7 craques da fotografia esportiva na Copa do Mundo do Catar

Rodrigo fez muito sucesso quando registrou a imagem de um cumprimento entre um jogador negro, de Senegal, e um branco, da Polônia. Na fotografia, o craque Sadio Mané apertava a mão do brasileiro, naturalizado polonês, Thiago Cionek, em um gesto de ajuda para o africano se levantar do gramado. Até mesmo a FIFA publicou a imagem nas redes sociais. Siga aqui o Rodrigo Villalba no Instagram.

2. André Durão

7 craques da fotografia esportiva na Copa do Mundo do Catar
André Durão: especialista em fotografia esportiva

André Durão é fotógrafo esportivo para o site Globoesporte.com. E, recentemente, conquistou o segundo lugar no prêmio de fotografia AIPS (Associação Internacional de Imprensa Esportiva), que premiou as melhores imagens esportivas do mundo. Veja a imagem abaixo:

7 craques da fotografia esportiva na Copa do Mundo do Catar
Vasco x Bahia, Campeonato Brasileiro — Foto: André Durão

“Em 1983 quando entrei para o jornal do Brasil, eu sonhava em trabalhar nestas competições. O tempo foi passando, eu fui participando de várias e aqui estou eu. Agora já com idade um pouquinho avançada, mas sempre tentando aprender com os grandes fotógrafos de esporte do planeta”, disse com muita humildade André Durão, o mais antigo e experiente fotógrafo esportivo brasileiro na cobertura da Copa do Mundo no Catar.

Fotógrafo profissional há 39 anos, começou a trabalhar no Jornal do Brasil em 1983 onde tomou gosto pela fotografia esportiva. Em 1989 foi trabalhar no jornal O Globo e atualmente trabalha para o site Globoesporte.com. Durante sua carreira cobriu os maiores eventos esportivos nacionais e internacionais como Copas do Mundo, Jogos Olímpicos, Copa América de futebol, Mundiais de esporte, Jogos Paralímpicos, etc. Siga aqui o André Durão no Instagram.

3. Buda Mendes

7 craques da fotografia esportiva na Copa do Mundo do Catar
Buda Mendes: fotógrafo esportivo

O fotógrafo esportivo Buda Mendes empresta seu olhar e trabalho para a Getty Images. Com uma carreira consagrada e cheia de coberturas de grandes eventos esportivos, ao longo da carreira Buda fotografou nomes icônicos do esporte, como Kobe Bryant, ídolo da NBA, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Ronaldo, Usain Bolt, entre outros.

Buda começou sua carreira trabalhando como designer em agências de publicidade locais, onde se envolveu com a fotografia. Em 2006, começou a fotografar para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e também como freelancer para diversas agências esportivas locais e sites de notícias. Em 2010, ingressou na Getty Images Latin America e passou a cobrir eventos esportivos não só no Brasil, mas também internacionalmente. Tais eventos incluíram a Copa América na Argentina e os Jogos Pan-Americanos e Parapan em Guadalajara, no México. Ele também participou da cobertura dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012.

Em 2013, Buda tornou-se o único fotógrafo brasileiro da Getty Images e, desde então, cobriu os eventos esportivos de maior prestígio no Brasil e no mundo, incluindo a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Copa Davis, UFC, Volvo Ocean Race, Rio 2016 Olympic e Jogos Paraolímpicos, Copa das Confederações da FIFA Rússia 2017, Copa do Mundo Sub-17 da FIFA Índia 2017, PGA México, Jogos Paraolímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 e Copa do Mundo FIFA Rússia 2018. Siga aqui o Buda Mendes no Instagram.

4. Lucas Figueiredo

7 craques da fotografia esportiva na Copa do Mundo do Catar

Lucas Figueiredo é o fotógrafo oficial da Seleção Brasileira e da CBF. Em seu Instagram podemos acompanhar cenas dos bastidores dos treinamentos e de tudo de acontece no dia-a-dia da Seleção na Copa do Mundo. Recentemente, Lucas também fez um ensaio com os pentacampeões do Mundo em 2002 (veja aqui). Siga aqui o Lucas Figueiredo no Instagram.

5. Marcelo Machado de Melo

7 craques da fotografia esportiva na Copa do Mundo do Catar

Marcelo Machado nasceu em São Bernardo do Campo, e cresceu em São Paulo. Teve contato com fotografia logo cedo, com fotos e vídeos que seu pai fazia para registrar a história da família e amigos. Com 8 anos começou a brincar com a filmadora e foi se interessando por fotografia desde então. Formado em Fotografia pela Universidade Paulista, em 2010, começou logo a trabalhar como freelancer fotografando corridas de rua, maratonas e triathlon por todo o Brasil. No meio desta rotina de trabalhos viajando pelo Brasil, começou em 2012 a fotografar o Campeonato Brasileiro de Rally e no ano seguinte estreiou no Rally dos Sertões, que desde 2013 vem cobrindo anualmente, já são 8 edições. Em 2017 foi para seu primeiro Rally Dakar, o maior rally do mundo, onde segue com a cobertura anual desde então, somando 4 coberturas e um prêmio internacional dado pela própria organização para a melhor foto do Rally (Emilie Poucan Photo Contest) em 2019.

Paralelamente a estes trabalhos, após se formar, tornou-se um colaborador da Agência Fotoarena, onde seu principal trabalho era a cobertura de futebol. As coberturas mais importantes foram a Copa das Confederações Brasil 2013, Copa do Mundo FIFA  Brasil 2014, Copa América Chile 2015, Jogos Olímpicos Rio 2016, Copa das Confederações Rússia 2017 e Copa do Mundo FIFA Rússia 2018 e Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, Copa América Brasil 2019 e Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Siga aqui o Marcelo Machado de Melo.

6. Alexandre Brum

Alexandre Brum possui uma experiência 26 anos na fotografia. Ao longo da carreira, além das pautas cotidianas, participou de importantes coberturas como: Copas do Mundo de Futebol (Brasil e Rússia/2014 e 2018), Jogos Olímpicos (2016), Jogos Paraolímpicos (2016), Rock in Rio (2011, 2013, 2015 e 2017), Copas América de Futebol (2019 e 2021) e Jogos PanAmericanos (2007). Desde 2019, atua como fotógrafo e gestor da Agência Enquadrar (www.enquadrar.com), especializada em demandas audiovisuais para as áreas empresarial, editorial e social. Ganhou o “Prêmio de Jornalismo Direitos Humanos”, promovido pela OAB/RS (2006), a “Foto do Ano”, concurso do jornal O Dia. Siga aqui o Alexandre Brum no Instagram.

7. Pedro Vilela

Outro talento da fotografia brasileira que estava cobrindo a Copa do Mundo do Catar é o fotógrafo Pedro Vilela, que está cobrindo a competição para a Agência i7 e Getty Images. Siga aqui o Pedro Vilela no Instagram.

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há mais 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente.

Artigos relacionados