O fotógrafo de viagens Pierre T. Lambert compartilhou 7 dicas importantes do que nunca um fotógrafo deve fazer. Lambert apresenta algumas maneiras de evitar os “erros que iniciantes que até mesmo um profissional cometem”. Vamos as dicas de Lambert:
1. Olhar mais para a tela da câmera do que para a pessoa fotografada – Muitos fotógrafos concentram mais na câmera do que em seu cliente. Evite que isso aconteça. Se você ainda não sabe usar bem as funções da sua câmera, certifique-se de aprender antes de fazer uma ensaio.
2. Quebrar a linha de comunicação – Quando o cliente está diante da câmera, ele se sente estranho, sem saber o que fazer. Por isso, é importante estar sempre se comunicando com ele.
3. Superexpor as fotos – Pode parecer uma boa foto quando você olha no monitor da sua câmera, mas algumas áreas podem ficar ‘estouradas’ e serem difíceis de recuperar. Em situações de muito contraste, Lambert sugere deixar a foto um pouco subexposta, pois assim será mais fácil recuperar, durante a edição, as áreas que não tenham ficado bem expostas.
4. Esquecer de fazer backup dos arquivos – Pode parecer óbvio, mas esquecer de fazer backup é algo muito comum, mas que pode ser um problema grave.
5. Levar apenas um cartão de memória para o ensaio – Você pode encher rapidamente um cartão de memória, então é muito importante ter um reserva.
6. Não ter baterias extras – Baterias são um investimento pequeno, que pode poupá-lo de um grande problema durante um ensaio.
7. Preocupar-se demais com a câmera – Ninguém se importa com qual câmera você está usando, desde que você seja um bom profissional e tenha um trabalho de qualidade.