Dicas de Fotografia

7 coisas que nunca um fotógrafo deve fazer

O fotógrafo de viagens Pierre T. Lambert compartilhou 7 dicas importantes do que nunca um fotógrafo deve fazer. Lambert apresenta algumas maneiras de evitar os “erros que iniciantes que até mesmo um profissional cometem”. Vamos as dicas de Lambert:

1. Olhar mais para a tela da câmera do que para a pessoa fotografada – Muitos fotógrafos concentram mais na câmera do que em seu cliente. Evite que isso aconteça. Se você ainda não sabe usar bem as funções da sua câmera, certifique-se de aprender antes de fazer uma ensaio.

Foto: Conrad Foord/Pexels

2. Quebrar a linha de comunicação – Quando o cliente está diante da câmera, ele se sente estranho, sem saber o que fazer. Por isso, é importante estar sempre se comunicando com ele.

3. Superexpor as fotos – Pode parecer uma boa foto quando você olha no monitor da sua câmera, mas algumas áreas podem ficar ‘estouradas’ e serem difíceis de recuperar. Em situações de muito contraste, Lambert sugere deixar a foto um pouco subexposta, pois assim será mais fácil recuperar, durante a edição, as áreas que não tenham ficado bem expostas.

4. Esquecer de fazer backup dos arquivos – Pode parecer óbvio, mas esquecer de fazer backup é algo muito comum, mas que pode ser um problema grave.

Veja também o vídeo de Lambert com as 7 dicas (o material está em inglês, mas você pode ligar a legenda em português)

5. Levar apenas um cartão de memória para o ensaio – Você pode encher rapidamente um cartão de memória, então é muito importante ter um reserva.

6. Não ter baterias extras – Baterias são um investimento pequeno, que pode poupá-lo de um grande problema durante um ensaio.

7. Preocupar-se demais com a câmera – Ninguém se importa com qual câmera você está usando, desde que você seja um bom profissional e tenha um trabalho de qualidade.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Natural de Belo Horizonte, formado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais com habilitação em Fotografia. Desde 2009 atua profissionalmente como fotógrafo e programador visual. Em 2010 criou o site Resumo Fotográfico. É ex-colaborador da Revista FVC (2011-2012). Foi Professor de Fotografia no Centro de Extensão da Escola Guignard (2013-2016).

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário